Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival Transborda chega ao fim neste sábado

Edição gratuita da festa Odara Odesce encerra a programação, que teve incentivo do Governo do Estado, e conta com show-manifesto do grupo Não Recomendados e performance de Jorge Kildere. As entradas estão esgotadas.

Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos

Não Recomendados durante sua apresentação no 27º FIG, no ano passado

Por Camila Estephania

A ampla programação do Festival Transborda que conta com incentivo do Governo do Estado e desde o início de abril ocupa vários espaços do Recife, entre eles equipamentos culturais como a Casa da Cultura e o Teatro Arraial Ariano Suassuna, se aproxima do fim. Neste final de semana, o encerramento acontecerá na Torre Malokoff, que receberá uma edição gratuita da festa Odara Odesce. Seguindo a proposta do festival, a noite também terá como foco provocar reflexões sobre as questões de gênero, através do show do grupo Não Recomendados e da performance de Jorge Kildere, a partir das 17h.

Para não superlotar o espaço, a produção do evento disponibilizou as entradas para retirada pela internet. “Em vários momentos do festival, fiquei muito surpreso, porque teve uma procura muito grande até para as mesas de debate, o que, para mim como idealizador, era o que mais me interessava. Queria que o festival também fosse não só artístico, mas também formativo. Muitos adolescentes e muitos estudantes participaram. Outra Surpresa foi essa parceria com a Odara e dos ingressos terem se esgotado em apenas 9 minutos”, disse o produtor Rhommel Bezerra, que escolheu o show do grupo Não Recomendados para fechar a primeira edição do festival no Recife.

O Não Recomendados foi uma das primeiras pessoas que procurei quando fiz o primeiro Transborda, em São Paulo, no ano passado. Os considero padrinhos do festival, por isso quis que eles participassem aqui também”, explicou Rhommel, sobre a escolha.  Apesar de já terem se apresentado em Pernambuco, dentro da programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns, em 2017, o grupo se apresenta pela primeira no Recife neste sábado.

Rodrigo Ramos

Rodrigo Ramos

“Estamos felizes de levar o show na íntegra agora que a gente precisa estar junto e fazer disso tudo um momento de amor e resistência”, disse Daniel Chaudon

Este show é muito laboratorial, a gente vai atualizando à medida que o tempo passa, de acordo com o momento político do País. De julho para cá, muita coisa acontece e o show está bem diferente. Acrescentamos músicas novas, como a do Caio Prado, sobre o assassinato da (vereadora) Marielle Franco”, adiantou Daniel Chaudon, que integra o grupo ao lado de Caio e Diego Moraes. Os três atuam juntos como Não Recomendados desde 2014, quando se reuniram com a proposta de fazer um manifesto artístico contra o conservadorismo da sociedade e do mercado fonográfico.

Era num tom de leveza mesmo, mas o cenário político foi se transformando e assumindo outros tons, então a gente sentiu necessidade de falar sobre isso e de se posicionar contra o machismo e a homofobia. Não é só um show, o Não Recomendados retrata uma geração que está aí. Quando a gente começou, o movimento de músicos que discutem questões de gênero não estava fixo e agora é cena gigantesca. As pessoas estão vendo que a música não é só para entreter, é para questionar. É um orgulho para a gente colocar isso em pauta e dar voz a pessoas que tentam tornar invisíveis”, comentou Daniel, sobre o caráter político do show, que além de músicas autorais contam com releituras como “Cálice”, de Chico Buarque, “Rubens”, famosa na voz de Cássia Eller, e “Depois do Prazer”, de Só Pra Contrariar.

Atualmente se preparando para gravar o aguardado primeiro disco, o grupo guarda boas expectativas para a apresentação no Recife. “A gente ama Pernambuco, vai ser um momento de catarse. Estamos felizes de levar o show na íntegra neste momento que a gente precisa estar junto e fazer disso tudo um momento de amor e resistência” resumiu Daniel.

SERVIÇO
Encerramento do Festival Transborda com a festa Odara Odesce
Quando: Neste sábado, às 17h
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal)
Entrada gratuita (ingressos esgotados)

< voltar para Música