Jr. Black: “‘Festa de Terreiro’ é artigo de luxo, uma preciosidade”
Postado em: Música
O convidado desta semana do “Eu Indico” é dono de uma das vozes mais versáteis da música pernambucana. O cantor e compositor Jr. Black tem um currículo artístico extenso, marcando presença em vários projetos, como Negroove, A Roda e, eventualmente, colaborando nos discos e produções de DJ Dolores, além de ter demarcado terreno em carreira solo, com o disco “RGB” (2010), que dá conta de uma sonoridade plural, bem ao estilo de suas incursões artísticas. Neste ano, ele se prepara para entrar em estúdio e gravar o seu segundo álbum.
Ao Cultura.PE e aos internautas, Jr. Black indica o DVD “Festa de Terreiro”, do grupo Bongar, que traz, em corpo, alma e coração, a ancestralidade do Terreiro Xambá, que ganhou o mundo através de sua musicalidade singular. O DVD tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.
“O DVD ‘Festa de Terreiro’, do grupo Bongar, é peça obrigatória em qualquer estante ou hack de quem aprecia a música brasileira e pernambucana em sua mais pura essência, carregada de ancestralidade, envolta no mosaico da religiosidade e do profano, como bem é este coco feito por pessoas amigas, apaixonadas, devotadas e ligadas uterinamente à Nação Xambá, um centro de resistência, fé e cultura ancestral, com uma linda história de mais de 80 anos.
Ademais, pelo naipe da produção, cheia de capricho, e com convidados tão especiais quanto os coquistas Zé de Teté e Adiel Luna, a flautista Cecília Pires, o pianista Benjamim Taubkin e Juliano Holanda, não só os amantes da música (realmente) popular brasileira serão tocados por este DVD. Até os mais ‘moderninhos’ poderão soltar a trava do corpo ao som de ‘Ogum’, ‘Convidei dois cantadô’, ‘Malunguinho’ e ‘29 de Junho’ – esta última, minha preferida!
O DVD foi produzido com recursos do Funcultura e foi gravado no Nascedouro, em Peixinhos, numa noite de muita alegria e festa, irradiada de axé e energia, que o vivente poderá saborear através das belíssimas imagens captadas. Trabalho realmente digno de nota, artigo de luxo, uma preciosidade, como também o é o Bongar na nossa comunidade artística, e a Nação Xambá na sócio esfera de qualquer cidade!
Bom divertimento a todos!”
Conheça um pouco de “Festa de Terreiro”, DVD do Grupo Bongar.

