Marsa é a banda vencedora do Pré-Amp 2015
Postado em: Música
Valeska Cavalcante/Divulgação

O quinteto passou por um processo seletivo que contou, inicialmente, com 129 inscritos
por Leonardo Vila Nova
Na cara e na coragem, com apenas um mês de encontros e ensaios, a banda Marsa mostrou a que veio e faturou o 1º lugar na final do Pré-Amp 2015, que aconteceu nesta última sexta (6). Seis finalistas subiram ao palco instalado no polo Cais da Alfândega (Bairro do Recife) para mostrar seus trabalhos, numa noite que ainda contou com shows das bandas Francisco – vencedora da edição anterior do Pré-Amp – e Seu Chico. A bandavoou ficou com o terceiro lugar e Ganga Barreto conquistou a segunda colocação. Eles entrarão na programação do Carnaval do Recife 2015. A grande campeã, Marsa, além disso, também vai ganhar a gravação, mixagem e prensagem do seu primeiro disco, com uma tiragem de mil cópias, além de compor a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2015.
De um total de 129 bandas/artistas inscritos, 18 foram os selecionados para participar do evento. Desses, saíram seis finalistas. Daí, apenas um vencedor. A banda Marsa surpreendeu pelo fato de ter sido formada com pouquíssimo tempo para se preparar para o Pré-Amp. O grupo é formado por Thiago Martins (voz e guitarra), Rodrigo Samico (guitarra e voz), Rogério Samico (baixo, sintetizador e voz), Carlos Amarelo (bateria e percussão) e Rodrigo Félix (percussão e voz). A ideia surgiu de Martins e Rodrigo Samico, que já tinham algumas algumas canções compostas e que estavam em stand by. Os dois, assim como Félix, fazem parte da Sagaranna, mas já alimentavam o desejo de também criar outros sons. “Quando surgiu isso do Pré-Amp, eu sugeri a Samico que a gente se inscrevesse, e aí juntamos músicas minhas e dele, produzimos algumas gravações e mandamos 5 músicas na inscrição”, conta Martins.
Com isso, reuniram os demais e, em três semanas de ensaio, montaram as músicas para participar do festival. Com o resultado, a banda agora vai se preparar para se apresentar no Carnaval do Recife e, logo em seguida, dar início ao processo de gravação do disco. O clima na banda era de muita euforia com o resultado. “Eu tô muito feliz! Fazer um disco, botar um filho no mundo, é sempre muito bom. E também acho que isso aconteceu porque nos juntamos com gente muito boa, que já tem um feeling. No primeiro ensaio, a coisa funcionou e eu vi que ia ser massa! E foi massa! Tá sendo massa!”, comemorava Martins.
O nome da banda veio de uma sugestão do poeta Gleison Nascimento, parceiro de Martins em algumas canções. Marsa era um navio negreiro que fazia o caminho Portugal-Luanda-Recife. Os cânticos diários desses negros os levaram a um castigo: uma viagem de 35 dias sem alimentação. Ao final da jornada, estavam todos mortos, mas seu canto permaneceu ecoando no imaginário coletivo, inspirando os músicos. “O som de Marsa continua ressoando. Os meninos captaram no ar e fizeram esse trabalho bacana que vocês viram aqui!”, diz Gleison.
A banda Marsa já disponibilizou no soundcloud a canção “A pele”, de Rodrigo Samico e Gleison. Ouça!