Paço do Frevo prepara programação especial para comemorar seus oito anos
Postado em: Música
Fim de semana é de programação especial de aniversário dos oito anos do Paço do Frevo com duas ações que propõem diálogo entre o Frevo e outros estilos musicais. A agenda começa neste sábado (19) com show-live do cantor, compositor e guitarrista de Frevo Luciano Magno, que será transmitido ao vivo pelo canal do Paço no Youtube, às 19h, direto da Praça do Frevo, no terceiro andar do museu. No domingo (20), às 10h, o artista participa da roda de conversa Guitarra Blues x Guitarra Frevo com o guitarrista de blues e rock clássico Rodrigo Morcego, abrindo as atividades da Escola Paço do Frevo em 2022.
No show deste sábado, Luciano irá combinar samplers e programação eletrônica com sua guitarra, propondo uma nova base sonora para clássicos do ritmo que é Patrimônio Imaterial da Humanidade. Frevos vencedores de festivais, como “Pisando em Brasa”, “Esquentadinho” e “Moraes, Carnaval no Céu”, além de medleys de Frevos de Rua, estão entre os títulos que ganharão novos arranjos. A apresentação, com participação especial do DJ maestro Fábio Valois, tem incentivo do programa Recife Virado, da Prefeitura do Recife.
“É sempre um prazer contribuir com a preservação do Frevo criando, compondo novas músicas, arranjando e revisitando clássicos. Sempre com um toque particular, com a guitarra ganhando um destaque especial e interagindo com os sopros e a linguagem que caracteriza o estilo”, comenta Magno, que vive no Recife há mais de 30 anos. Domingo, é a vez do músico trocar experiências com o guitarrista de blues pernambucano Rodrigo Morcego sobre processo criativo na roda de conversa Guitarra Blues x Guitarra Frevo. A mediação será de César Berton, pesquisador, músico, guitarrista e professor do IFPE Belo Jardim. O encontro acontecerá em formato híbrido e poderá ser acompanhado online pela plataforma Zoom, ou presencialmente, com acesso gratuito e vaga limitada, no Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe, que fica no térreo do Paço do Frevo, onde os interessados devem apresentar o esquema vacinal completo e usar máscara.
A roda de conversa será a primeira ação da Escola Paço do Frevo em 2022 que, nesta nova temporada, atua sob o tema “A Casa do Frevo é o Mundo”, norteador das ações do museu deste ano. A proposta desta retomada da Escola é realizar ações educativas que extrapolam a sala de aula e que levem a comunidade do Frevo a experienciar o ritmo em outros ambientes, como cafés, praças, sede de agremiações e centros culturais.
“No domingo, a gente vai dar esse primeiro passo, indo para o Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe. Vamos trazer um outro panorama dessa ideia de que a Escola de Frevo é o mundo, colocando na discussão o Frevo enquanto manifestação artística que está na música, na dança, nas artes visuais, na literatura, em diálogo com outros ritmos e expressões artísticas, como a ciranda, o maracatu,, o grafite, o passinho”, avalia Fernanda Pinheiro, coordenadora de Música do Paço do Frevo.
OUTRAS ATIVIDADES DE FEVEREIRO
20/2, às 15h
Ciclofrevo
Neste domingo (20), às 15h, o Paço conta com a ação Ciclofrevo, idealizada pelo produtor cultural e coreógrafo de frevo José Waldomiro (Minininho) e realizada pela Lúden Cia de Dança. O projeto propõe uma apresentação itinerante de uma hora de duração pelas vias cicláveis do Recife, com cinco passistas da Lúden Cia de Dança, acompanhados pela Frevocleta do Paço do Frevo.
24/2, às 19h
Show da Banda de Pau e Corda
Criada em 1972, a Banda de Pau e Corda está prestes a completar seus 50 anos de estrada. Para isso, planejou um ano cheio de celebrações, a começar pelo show que será realizado no Paço do Frevo. O espetáculo rememora um momento muito especial da trajetória da banda: a criação do Carnaval de Boa Viagem, em meados dos anos 1970. Para isso, traz em seu repertório Frevos que embalaram a folia nos anos 1970 e 1980, como “Pelas Ruas do Recife”, “Recife é Linda Demais”, “Correr Litoral” e “Viva o Recife”.
Terças, sábados e domingos
Vivências de Dança e Música
Às terças, sábados e domingos, em horários variados, o Paço do Frevo oferece aos visitantes o contato prático com o Frevo através das Vivências em Dança e Música. Por meio de oficinas de curta duração, abertas a todos e todas, são apresentadas as principais características musicais do Frevo. Na dança, os participantes podem experimentar passos básicos que possibilitam a elaboração e o exercício do improviso, respeitando a diversidade e singularidades dos corpos.
Em fevereiro, às terças e sábados, as vivências são de música às 14h30, 15h, 15h30 e 16h (terças) e 14h, 15h, 16h e 17h (sábados. Aos domingos, a vivência de dança acontece às 14h, 15h, 16h e 17h. O acesso às vivências é através do ingresso do museu – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Às terças a entrada é gratuita. A apresentação do comprovante de vacinação para a Covid-19 é obrigatória.
Serviço
Show-live de Luciano Magno
Sábado (19), às 19h, online ao vivo, no canal do Youtube do Paço do Frevo (www.youtube.com/pacodofrevomuseu).
Roda de conversa Guitarra Blues x Guitarra Frevo
Domingo (20), às 10h, com exibição no canal do Youtube do Paço do Frevo e de forma presencial, com vagas limitadas.
