Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

XI Virtuosi Brasil traz música de concerto ao Dona Lindu

Divulgação

Divulgação

O Grupo Pau Brasil abre o XI Virtuosi, nesta quinta (9), no Teatro Luiz Mendonça

com informações da assessoria

Começa nesta quinta (7) a 11ª edição do festival Virtuosi Brasil. Até o próximo domingo (10), diversos intérpretes e compositores da música nacional de concerto subirão ao palco do Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), no Recife, para apresentar obras de autores brasileiros, como Villa-Lobos, Nepomuceno, Gnatalli, Villani Côrtes, Paulo Porto Alegre, Nelson Ayres, Ary Barroso e Antonio Carlos Jobim, e estrangeiros, a exemplo de Piazzolla, Chopin, Scriabin e Debussy. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados duas horas antes dos horários dos espetáculos. Todos os concertos começam às 19h.

Esse ano, o Virtuosi traz concertos do pianista Cristian Budu (vencedor do Concurso Clara Haskil na Suíça, em 2013), do Quarteto de Cordas Carlos Gomes e do Duo Flauta & Violão de Rogério Wolf e Paulo Porto Alegre, e do Grupo Pau Brasil, que abre o festival, nesta quinta. Formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Paulo Bellinati, Teco Cardoso e João Fideles, o Pau Brasil vem, desde os anos 1980, imprimindo sua marca como uma das mais importantes referências da música instrumental contemporânea, dentro e fora do país. O grupo coleciona apresentações por todo o Brasil e na Europa, Estados Unidos e Japão.

Já na sexta (8), quem se apresenta é o duo Flauta & Violão, com os instrumentistas Rogério Wolf e Paulo Porto Alegre. O flautista Rogério Wolf é referência no instrumento, tendo participado das melhores orquestras do país e ministrado aulas e masterclasses em conservatórios de mundo afora. Ele une-se ao violonista, compositor e arranjador Paulo Porto Alegre, um verdadeiro colecionador de premiações pelo país, com discos editados no Brasil e Alemanha.

O Quarteto de Cordas Carlos Gomes é a atração do Virtuosi no sábado (9). O grupo tem como proposta divulgar a música brasileiro e latino-americana, num trabalho de pesquisa em bibliotecas e museus de repertório nunca gravado ou executado. Quem encerra o XI Virtuosi Brasil é o pianista Cristian Budu. O jovem músico vem se consolidando como um dos mais importantes instrumentistas de sua geração, tendo conquistado, inclusive, em 2013, o Concurso Clara Haskil, que elege apenas um nome a ser agraciado em cada edição.

SERVIÇO
XI Virtuosi Brasil
Quinta (7) a domingo (10), a partir das 19h
Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu) | Avenida Boa Viagem, Boa Viagem – Recife/PE
Entrada gratuita (com ingressos disponíveis para retirada, na bilheteria do teatro, duas horas antes dos espetáculos.

< voltar para home