Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

120ª edição da Festa do Morro promove devoção e cultura na Zona Norte do Recife

Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, investe R$ 360 mil em contratações de artísticas e apoio de produção cultural na Festa da Imaculada Conceição do Morro

Foto: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

A celebração que marca os 120 anos de devoção, arte e tradição no coração de Pernambuco, a Festa da Imaculada Conceição do Morro, teve início nesta quinta-feira (28) no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Com o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, o evento tem como tema, neste ano, 120 Anos de Peregrinação e Esperança com a Imaculada Conceição do Morro, homenageando a história da comunidade local e antecipando o Jubileu Ordinário da Igreja Católica, que será comemorado em 2025.

Foto: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Eduardo Cunha/Secult-PE/Fundarpe

A procissão de abertura contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e da secretária de estadual Cultura, Cacau de Paula, bem como demais autoridades. Durante o evento, Cacau de Paula destacou a importância da festa para a preservação da cultura pernambucana. “Quando comemoramos os 120 anos do Morro da Conceição celebramos também a força da fé, da arte e da tradição que moldam Pernambuco. A Secretaria de Cultura tem um orgulho imenso de apoiar este evento, que é um patrimônio do nosso Estado, da nossa história”, declarou Cacau de Paula.

A Festa do Morro vai além de uma celebração religiosa; ela é um símbolo de luta, fé e devoção, refletindo a rica identidade cultural do estado. Para apoiar a realização da celebração, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), investiu R$ 360.000,00 em apoio de produção cultural e contratações de artísticas, incluindo atrações como Almir Rouche, Quinteto Violado e Dudu do Acordeon.

A programação religiosa seguirá com a primeira Santa Missa no Santuário nesta sexta-feira (29), às 7h, após a reabertura do espaço para as festividades. Até o dia 7 de dezembro, as missas solenes ocorrerão às 16h, e o novenário será celebrado às 19h30, com algumas missas dentro do Santuário e outras no palco.

A tradicional Missa do Exército Brasileiro será realizada no dia 5 de dezembro, às 9h30, com a participação de cerca de 800 soldados. Já no domingo, 8 de dezembro, dia da Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, 17 missas serão celebradas, de hora em hora, a partir da 0h.

HISTÓRICO DA FESTIVIDADE – No Recife, as celebrações em homenagem à Nossa Senhora da Conceição no Morro acontecem desde 1904, no antigo Outeiro da Bela Vista, atual Morro da Conceição, situado na Zona Norte da cidade do Recife, com origem nas comemorações do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil e com a construção da capela em estilo gótico e da chegada de uma réplica, em ferro, da imagem da Virgem da Conceição vinda de Portugal, inaugurada no dia 8 de dezembro do mesmo ano.

A movimentação para o reconhecimento da festividade como Patrimônio Cultural, Imaterial de Pernambuco teve início em 2017, com o Projeto de Lei nº 1715/2017, de autoria do deputado Isaltino Nascimento, e contou à época com parecer favorável da Gerência de Preservação da Fundarpe e do CEPPC/PE, colegiado ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). Com a publicação da Lei Estadual de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, em 2018, o processo de reconhecimento precisou ser adequado aos novos procedimentos instituídos na lei, voltando a ser requerido pela Alepe, em 2020 (Resolução nº 1.674/2020), sendo concluído pela Fundarpe em outubro de 2022.

Nesta etapa, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural designou as conselheiras Margarida Cantarelli e Cecília Canuto para a relatoria do processo, que foi lido e analisado em conjunto pelo CEPPC/PE, para a deliberação do registro nos respectivos Livros de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

Dia 28/11 – Procissão da abertura – Bandeira da festa

Concentração – 17h – Parque Urbano da Macaxeira

Saída – 18h – Parque Urbano da Macaxeira / Avenida Norte Miguel Arraes

/ Largo Dom Luiz / Rua Itacoatiara / Praça do Morro da Conceição

Chegada – 19h – Hasteamento da Bandeira e solene celebração de Abertura da 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro – dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu OFMCap – Bispo Emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA)

Dias 29 de novembro a 7 de dezembro

Santas Missas dentro do Santuário – 7h, 9h, 11h e 14h

Santa Missa Solene – 16h
Momento Mariano – 18h

Novena Solene – 19h30

 

Dia 5/12 – Santa Missa do Exército Brasileiro – 9h30

 

Dia 1º/12 – Programação Especial (domingo)

Santas Missas Extras no Palco – 8h, 10h, 11h (palco)

Dia 7/12 – Programação Especial (Sábado)

Santas Missas Extras – 12h e 18h (Santuário)

8h, 10h e 15h (palco)

Dia 8 de dezembro (Imaculada Conceição)
Santa Missa – Palco em frente ao Santuário:

0h / 2h / 4h / 6h / 8h / 10h / 12h /14h

Santa Missa dentro do Santuário:

1h / 3h / 5h / 7h / 9h / 11h / 13h / 15h

Procissão de encerramento – Imagem da Santa

Concentração – 14h30 – Cais do Apolo – Bairro do Recife

Saída – 15h – Cais do Apolo / Ponte do Limoeiro / Avenida Norte Miguel

Arraes / Estrada do Morro da Conceição / Praça da Conceição

Chegada -19h – Solene Celebração de Encerramento da 120ª Festa da

Imaculada Conceição do Morro – Dom Paulo Jackson – arcebispo de Olinda

e Recife

Dia 9/12 – Missas Pós-Festa

Santas Missas – 10h30, 16h, 19h30

< voltar para Patrimônio