Análise de recurso de candidaturas ao título de Patrimônio Vivo tem resultado divulgado
Ao todo 98 propostas seguem para a próxima fase, de análise de mérito cultural
Postado em: Patrimônio
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou, nesta quinta-feira (16), a lista de candidaturas habilitadas após a análise dos recursos de propostas inabilitadas no 19º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – Edição 2024.
Clique aqui e acesse a lista de candidaturas habilitadas.
Clique aqui e acesse o histórico completo do edital.
Das 46 candidaturas inabilitadas, 41 apresentaram o requerimento de recurso para análise do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). Após a análise da documentação, todas as 41 candidaturas tiveram os recursos deferidos pelo CEPPC, que emitiu a Resolução nº 06/2024 com a lista das candidaturas que se somam às demais habilitadas na fase preliminar, totalizando 98 propostas que seguirão para a análise de mérito cultural.
A previsão é que o resultado do 19º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco – Edição 2024, com a lista dos 10 novos Patrimônios Vivos de Pernambuco, seja conhecido no próximo dia 9 de agosto.
BALANÇO - Este ano o número de inscrições de candidaturas de mestres, mestras e grupos foi de 103 ao todo, semelhante ao de 2023. Em 2022 participaram do concurso 81 candidaturas. Das 103 inscrições, 39 candidaturas são de homens, 14 de mulheres (total de 53 candidaturas de pessoa física) e 51 de grupos (sendo 10 grupos sem CNPJ e 41 grupos com CNPJ).
CONCURSO - O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no Estado há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.
