Em Serra Negra, Cortejo Brincantes transforma arredores do Pátio de Eventos em um verdadeiro espetáculo multicultural
Nesta sexta-feira (8), o final da tarde do distrito foi tomado por cores, ritmos e diferentes expressões da cultura popular pernambucana, encantando a todos
Seguindo a programação de abertura do Festival Pernambuco Meu País 2025 em Bezerros, nesta sexta-feira (8), Serra Negra viveu um final de tarde ainda mais bonito com o Cortejo Brincantes, que transformou os arredores do Pátio de Eventos em um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e expressões da cultura popular pernambucana.
“O Cortejo Brincantes é uma ação encantadora que traz o calor das culturas populares de Pernambuco. São diversos segmentos, diversas manifestações, que encantam por trazerem todo um universo de fantasia. É um desfile convidativo, que celebra a cultura popular, a força da cultura pernambucana, além de trazer o brilho, a alegria, o encantamento das manifestações que formam a nossa identidade”, destacou a gerente de Política Cultural da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Wanessa Santos.
Com a chegada do fim do dia, por volta das 17h, o público foi presenteado com uma experiência vibrante e emocionante, conduzida por grupos que representam a diversidade e a riqueza das manifestações culturais do Estado. O desfile contou com a participação do Boi Faceiro, Caboclinho 7 Flexas, Carnaval de Zé Puluca, Grupo Folclórico Popular, Urso Cangaçá de Água Fria, Maracatu de Baque Solto Leão Coroado e Maracatu Nação Camaleão.
O cortejo reuniu música, dança, brilho e ancestralidade, proporcionando ao público uma verdadeira imersão nas raízes culturais de Pernambuco. Cada grupo trouxe sua identidade, seus símbolos e seu ritmo, encantando moradores, turistas e amantes da cultura popular.

O desfile contou com a participação do Boi Faceiro, Caboclinho 7 Flexas, Carnaval de Zé Puluca, Grupo Folclórico Popular, Urso Cangaçá de Água Fria, Maracatu de Baque Solto Leão Coroado e Maracatu Nação Camaleão
“É a minha primeira vez no Festival Pernambuco Meu País, mas já estive em Serra Negra em outras ocasiões. Posso afirmar que o evento é, de fato, fascinante. Mesmo quem já esteve aqui em outras festividades vai se surpreender com o colorido e a energia do Cortejo Brincantes. É uma forma maravilhosa de convidar as pessoas, tanto de fora como daqui, a conhecerem ainda mais a nossa cultura”, comentou Cristiano Corrêa, fotógrafo recifense.
O Festival Pernambuco Meu País 2025 segue para o segundo dia de atividades em Serra Negra, neste sábado (9). Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.
