Exposições “Patrimônios de Pernambuco” e “Fundarpe 50 anos” chegam a Bodocó
Postado em: Fundarpe | Patrimônio
Nesta quarta-feira (29), a cidade de Bodocó, no Sertão do Araripe, recebe as exposições “Patrimônios de Pernambuco” e “Fundarpe 50 Anos”. Elas aportarão no Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz. A abertura está marcada para às 19h e a visitação começará na próxima segunda-feira (3), seguindo até o dia 28 de junho, sempre de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h.
A exposição “Patrimônios de Pernambuco” foi construída a partir da publicação digital Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais e tem como finalidade a difusão dos bens culturais do Estado e o estímulo a ações de preservação e salvaguarda destes e de outros bens ainda não reconhecidos. A exposição conta com painéis com texto e imagens, vídeo e quebra-cabeças dos Patrimônios de Pernambuco que geram interatividade com o visitante.
Já a exposição “Fundarpe 50 Anos” leva o público ao encontro com os Patrimônios Materiais, Imateriais e Vivo do Estado. Continua com um passeio pela variedade dos equipamentos culturais (Casa da Cultura, Cinema São Luiz, Cine-Teatro Guarany, Espaço Pasárgada, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Sacra, Museu do Barro de Caruaru, Museu do Estado, Museu Regional de Olinda, Teatro Arraial Ariano Suassuna e, claro, a anfitriã Torre Malakoff) e da multiculturalidade dos festivais culturais, assim como encaminha à reflexão sobre a relevância da contribuição do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) para a cultura estadual.
SOBRE A FUNDARPE – Após meio século de história, completado em 17 de julho passado, a impressão é que a Fundarpe já possui 100, 200 anos. De um órgão criado, como intitulado, para cuidar do patrimônio histórico e artístico do Estado, ao longo dessas cinco décadas foram acrescidas responsabilidades que ampliaram ainda mais seu leque de atuação para um órgão executor da política cultural estadual, desenvolvida em bases democráticas, em todas suas dimensões e expressões.
Como missão, ao longo do tempo, além do incentivo à cultura e da preservação dos monumentos históricos e artísticos, a Fundarpe passou a ter a promoção, o apoio, o incentivo, a preservação e a difusão das identidades e produções culturais de Pernambuco de forma estruturada e sistêmica, focada na inclusão social, na universalização do acesso, na diversidade cultural, na interiorização das ações e no desenvolvimento regional integrado. Nesse processo tem sido também protagonista como testemunha atuante na história da cultura do Estado.
Percorrer os caminhos dos 50 anos da Fundarpe é observar marcos importantes no entendimento e na difusão da cultura e dos patrimônios pernambucanos. É encontrar, nesse trajeto, muitos desafios e a consolidação de políticas públicas e de fomento voltadas para as histórias, memórias e identidades, construídas coletivamente.
Por considerar a pluralidade e a riqueza cultural pernambucanas, em seus 50 anos a Fundarpe, ligada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco (Secult-PE), em parceria com os municípios e demais coletivos, viabilizou iniciativas potentes e relevantes no que se refere ao campo da preservação, da salvaguarda, da valorização e da divulgação do patrimônio cultural, artístico e histórico do Estado iluminando a diversidade e buscando a interiorização e a inclusão social.
SERVIÇO – Exposições “Patrimônios de Pernambuco” e “Fundarpe 50 Anos”
Colégio Municipal Antônia Lócio da Cruz (Av. José Pires da Silva, 341, Centro)
Abertura: quarta-feira (29), 19h.
Visitação: de 3 a 28 de junho, das 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h.
Acesso gratuito.
