Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival Viva Reis homenageia centenário de mestra Maria Jacinta, Patrimônio Vivo de Pernambuco

Festa popular gratuita acontece nesta quinta-feira (12), em Santa Maria da Boa Vista (Sertão), com apresentação de grupos de reisados, cortejos e exposição

Secult-PE/Fundarpe

Secult-PE/Fundarpe

Mestra Maria Jacinta, Patrimônio Vivo de Pernambuco

Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, a 630 km da capital, prepara-se para um momento histórico nesta quinta-feira (12), com a realização do Festival Viva Reis. A edição deste ano é comemorativa pelo centenário de Maria Jacinta, uma das maiores referências do reisado em Pernambuco e Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2021. Dona Maria Jacinta, que há mais de 60 anos dedica sua vida ao folguedo dos Santos Reis, é homenageada com apresentações culturais que reforçam a importância dessa secular tradição do ciclo natalino. A programação, gratuita, tem início às 18h.

O Festival Viva Reis 2024 é coordenado pelo movimento Viva Reis, surgido em 2014, e conta com incentivo cultural do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista.

A mestra Maria Jacinta, vanguardista da cultura popular de reis, nasceu em 1924, no Quilombo do Inhanhum, e desde a infância esteve imersa na cultura do reisado, uma prática que une fé, música e dança. Seu primeiro contato com a folia veio por meio dos avós, que celebravam o reisado Reis de Palma no Inhanhum. Na juventude, brincou no Reisado da mestra Antônia Ferro e, inspirada por essas vivências, fundou em 1961 o Reisado de Dona Jacinta, ao lado do marido e dos filhos. Desde então o grupo se tornou um dos principais símbolos dessa tradição, envolvendo quatro gerações de brincantes, incluindo sua tataraneta Ana Cecília.

As apresentações do Reisado de Dona Jacinta – Patrimônio Vivo de Pernambuco são conhecidas por seu encanto visual e sonoro. Os figurinos coloridos, confeccionados manualmente, somam-se à harmônica melodia de pandeiros, sanfonas, triângulos e zabumbas que embalam as danças de personagens como a borboleta, o boi e a burrinha. O grupo mantém vivas as cantigas e os rituais, primeiro saudando o nascimento de Jesus, depois solicitando licença ao dono da casa em que se apresenta e, por fim, envolvendo o público em um espetáculo de fé e alegria. Um espetáculo imperdível para contemplar e emocionar nas noites de natal no Sertão pernambucano.

Além do Reisado de Maria Jacinta, o festival conta com a participação de outros grupos, que animam as festividades com cortejos, apresentação cultural e exposição: Reisado do Saruê – Herança Viva de Amarina – Patrimônio Vivo de Pernambuco; Reisado do mestre Pretinho; Reisado da Mata de São José; Reisado do Lambedor; Reisado Mirim do Inhanhum; Reisado da Irmandade; Reisado do Curral Novo – mestra Leonor; Reisado do Areal – mestra Socorro; e Samba de Véio da Ilha do Massangano – Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Serviço:

Festival Viva Reis - quinta-feira (12), a partir das 18h, no município de Santa Maria da Boa Vista–PE

< voltar para Patrimônio