Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

IX Encontro Zé da Banha dá pontapé inicial para o São João do Cabo de Santo Agostinho

Evento realizado pela SOBAC, Patrimônio Vivo de Pernambuco, será realizado nesta quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador, a partir das 9h

Divulgação

Divulgação

O Encontro Zé da Banha, já consolidado no calendário cultural das terras pernambucanas, é um memorial a céu aberto das jornadas sociais do bacamartismo

A Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho (SOBAC), Patrimônio Vivo de Pernambuco e primeiro grupo de bacamarteiros operários, fundada em 1966, vai comemorar seus 58 anos no Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º).  A festa será realizada em grande estilo na Vila de Nazaré, no Sítio Histórico do Cabo de Santo Agostinho, a partir das 9h, com a IX edição do Encontro Zé da Banha.

Neste ano, o evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e homenageará dois monsenhores ligados ao bacamartismo, Pe. Manoel Marques e Pe. Rogério Silva, este último também atirador de bacamarte.

Na programação, além do café da manhã com os bacamarteiros no Museu Olimpio Bonald de Bacamarte, no Centro do Cabo, haverá uma procissão dos Santos Joaninos na Vila de Nazaré, Parque Armando Holanda Cavalcanti, perto de Gaibu e Suape. Em seguida, será realizada a Missa dos Bacamarteiros, com a tradicional Linha de Tiro da Paz, e apresentações artísticas de Ricardo Lima (Trio Forró), Rannier Venâncio (Forró Rabecado), Ciço do Pife, Luís do Pife, Luiz Rufino Sanfoneiro, Zumira do Coco, Seu Galego do Coco e do Cavalo Marinho Boi Pintado, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

O Encontro Zé da Banha, já consolidado no calendário cultural das terras pernambucanas, é um memorial a céu aberto das jornadas sociais do bacamartismo. Seu idealizador e realizador é um alagoano, o mestre e Marechal Ivan Marinho, cidadão honorífico de Pernambuco e do Cabo, além de detentor do título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade de Pernambuco. 

“É muito importante o momento que vive o bacamartismo em seu berço, Pernambuco. São quase 150 anos de história e, por iniciativa da SOBAC, o folguedo está sendo inventariado e em processo de registro como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Temos muito o que comemorar!”, arremata o Marechal de Bacamarte Ivan Marinho.

Confira a programação do IX Encontro Zé da Banha de Bacamarte: 

8h – Café da manhã dos bacamarteiros no Museu Olimpio Bonald de Bacamarte, no Centro do Cabo

10h30 – Procissão dos Santos Joaninos na Vila de Nazaré, Parque Armando Holanda Cavalcanti, perto de Gaibu e Suape

11h – Missa dos Bacamarteiros

12h – Linha de Tiro da Paz

13h – Almoço dos bacamarteiros e apresentação de Allan Sales e Marlos Guedes

14h – Ricardo Lima – Trio de Forró.

15h – Rannier Venâncio – Forró Rabecado.

15h30 – Ciço do Pife, Luís do Pife, Luiz Rufino Sanfoneiro, Zumira do Coco e Seu Galego do Coco.

16h – Cavalo Marinho Boi Pintado – Patrimônio Vivo de Pernambuco

< voltar para Patrimônio