Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Já está no ar o edital do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho

Concurso de preservação do patrimônio cultural tem inscrições de 13 de janeiro a 4 de abril de 2025

Secult-PE/Fundarpe

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), anunciou nesta sexta-feira (27) o lançamento do edital do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (PAAC). As inscrições estarão abertas gratuitamente na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco no período de 13 de janeiro até as 16h59 do dia 4 de abril de 2025.

Confira aqui todos os documentos relacionados ao edital do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

O Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco foi instituído pelo Decreto nº 42.050, de 17 de agosto de 2015, e tem por objetivo a seleção e a premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, conservação, salvaguarda e outras formas de acautelamento do patrimônio cultural de natureza material e imaterial em todas as macrorregiões do Estado.

Podem concorrer ao 10º PAAC, brasileiros(as) natos(as) ou naturalizados(as), pessoa física ou pessoa jurídica, cujo trabalho inscrito (ação cultural) tenha sido parcial ou integralmente realizado no Estado de Pernambuco. E ainda ações realizadas/concluídas de 2022 a 2024, ou que estejam em andamento até a data final do período de inscrição, nas diversas áreas e linguagens culturais como artes cênicas, artes visuais e fotografia, audiovisual, cultura popular, design e moda, música, gastronomia, povos tradicionais, arquitetura e urbanismo.

Serão contemplados com valores de R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente, o 1º e o 2º lugar em cada uma das três categorias: Formação; Promoção e Difusão; e Acervos Documentais e Memória Cultural.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail fundarpe.ac@gmail.com, exclusivamente sobre dúvidas acerca do conteúdo do edital, e/ou pela equipe do Mapa Cultural de Pernambuco, por meio do endereço eletrônico
contato.mapacultural@secult.pe.gov.br, do WhatsApp (81) 3184-3018 (Maxbot) e do WhatsApp (81) 98494-2628 (Mapa Cultural), exclusivamente sobre dúvidas sobre a plataforma Mapa Cultural e/ou problemas técnicos.

HOMENAGEADO - Ayrton de Almeida Carvalho foi engenheiro, professor de arquitetura e chefiou o Departamento Regional do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco deixando um legado dedicado à preservação e cuidado do patrimônio cultural.

Secult-PE/Fundarpe

< voltar para Patrimônio