LULA VASSOUREIRO – PATRIMÔNIO VIVO
Postado em: Cultura popular e artesanato | Patrimônio | Tv Cultura.PE
Nascido Amaro Arnaldo do Nascimento, no dia 2 de novembro de 1944, Lula Vassoureiro desde a infância costumava auxiliar o pai na confecção de peças de artesanato. Atualmente o artesão é a maior referência de Bezerros no que diz respeito à confecção de máscara dos papangus, seres imaginários ícones do Carnaval do município do Agreste de Pernambuco. O apelido, herdado do pai, Zé Vassoureiro, refere-se à atividade realizada pelo progenitor, que, além de artesão e carnavalesco, comercializava vassouras na cidade.
Em seu ateliê Lula confecciona máscaras e outras peças artesanais utilizando materiais diversos como papel machê, colê, materiais reciclados, entre outros. No local também realiza oficinas para crianças, jovens e adultos contribuindo para a perpetuação do ofício e dos saberes envolvidos na criação das máscaras.
Lula é um mestre de uma arte que caracteriza e representa o município. Sua atividade está intimamente ligada às práticas e sentidos do Carnaval em Pernambuco, e, de modo particular, à cultura da cidade de Bezerros.
Ficha técnica:
Governo de Pernambuco
Governadora: Raquel Lyra
Vice-governadora: Priscila Krause
Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco
Secretária de Cultura: Cacau de Paula
Secretária Executiva de Cultura: Yasmim Neves
Secretária Executiva de Gestão: Ana Paula Jardim
Gerente de Comunicação: Juliana Salvador
Produção: Clara Ferreira
Fotografia: Luiz Felipe Bessa e Morgana Narjara
Edição: Luiz Felipe Bessa
Acessibilidade: Leonardo Samico