Paudalho recebe exposição itinerante Patrimônios de Pernambuco
Mostra visa tem como finalidade a difusão dos bens culturais do Estado e o estímulo a ações de preservação e salvaguarda destes e de outros bens ainda não reconhecidos
Postado em: Patrimônio
A exposição itinerante Patrimônios de Pernambuco chega à Zona da Mata Norte do Estado nesta quinta-feira (21). A mostra fica instalada no município de Paudalho, até o dia 15 de outubro, com visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, na Estação Ferroviária. O acesso é gratuito.
A ação é promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural. Foi construída a partir da publicação digital Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais e tem como finalidade a difusão dos bens culturais do Estado e o estímulo a ações de preservação e salvaguarda destes e de outros bens ainda não reconhecidos.
A exposição foi lançada no 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e em seguida foi montada na Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus, no Agreste. Conta com painéis com texto e imagens, vídeo e quebra-cabeças dos Patrimônios de Pernambuco que geram interatividade com o visitante.
A abertura contou com a participação do superintendente de Proteção ao Patrimônio Cultural e Histórico de Paudalho, Eduardo Freitas, e a secretária de Cultura, Turismo, Lazer & Juventude do município, Valquíria Marinho. Participaram também estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves. O professor de língua inglesa Rony Monteiro falou sobre alguns termos da língua inglesa associando-os ao Patrimônio Cultural, a partir da mediação do historiador André Cardoso, da Fundarpe.
Na ocasião ainda houve apresentação de ciranda do grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Paudalho, que fez uma homenagem aos Patrimônios Vivos de Pernambuco.
Serviço:
Exposição itinerante Patrimônios de Pernambuco — de 21 de setembro a 15 de outubro, na Estação Ferroviária (Praça Santa Tereza, 154-306, Paudalho-PE). Visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Acesso gratuito