Pernambuco sedia o IX Encontro Internacional e o IV Seminário Nacional da Rede PHI Brasil reunindo especialistas nacionais e do exterior
Evento tem apoio do Governo do Estado de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
Postado em: Fundarpe | Home | Patrimônio | Secretaria de Cultura
A preservação do patrimônio edificado será o centro das discussões entre universitários e especialistas nacionais e estrangeiros em Arquitetura e Urbanismo durante o IX Encontro Internacional e o IV Seminário Nacional da Rede PHI Brasil, que acontecerá entre esta terça-feira (21/10) e a sexta-feira (24), com o tema “Teoria e Projeto no Ensino para Preservação do Patrimônio Construído”. A programação descentralizada no Recife e em Olinda inclui encontros teóricos, com mesas de debate e workshops na Pousada Histórica Convento da Conceição, em Olinda, e visitas guiadas a edificações também do Recife. A programação completa pode ser acessada no perfil do Instagram do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio (LUP) da UFPE: @lup.ufpe.
O evento, que tem apoio do Governo do Estado de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), é promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) e do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio (LUP), com o apoio também do CAU-PE, FACEPE, UFBA, UFMG, UnB, UFF, UFRN e PQ-CNPq.
O IV Seminário Nacional da Rede PHI Brasil, que concentra as principais atividades do evento, acontecerá na quinta (23) e na sexta-feira (24), com mesas que discutirão temas como ensino e projeto em patrimônio, desafios contemporâneos diante da emergência climática e da desigualdade social, práticas extensionistas e experiências de intervenção no patrimônio construído. A mesa de abertura contará com representantes de instituições parceiras e autoridades, entre elas a presidente da Fundarpe, Renata Borba; o presidente do CAU-PE, Roberto Salomão; o coordenador nacional da Rede PHI, Flávio Carsalade; e o coordenador internacional da Rede PHI, Fernando Vela.
Ainda na quinta (23), a presidente da Fundarpe também participará das visitas guiadas ao Mosteiro de São Bento, em Olinda, e às obras da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), no Recife. As visitas fazem parte da programação oficial do evento.
O Governo de Pernambuco está restaurando os bens integrados que correspondem ao recheio artístico que integram a nave, a sacristia, o coro, a capela-mor, a capela do santíssimo, a capela abacial e a sala capitular da Igreja do Mosteiro de São Bento, assim como a obra de consolidação e estabilização de suas fundações. Já a antiga sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), atual Museu Palácio Joaquim Nabuco, é tombada desde 2021 pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE), bem como os seus acervos mobiliário, artístico e bens integrados. A decisão se baseou num estudo de análise técnica realizado pela Fundarpe, que tem a missão de fiscalizar os bens tombados. Durante as visitas, a presidente da Fundação, Renata Borba, poderá contribuir com informações técnicas sobre o andamento das obras.
Durante a programação que acontecerá ao longo da semana, está confirmada a participação, também, de palestrantes de diversas universidades ibero-americanas, como Adriana Collado (Argentina), Pablo Fuentes (Chile), Marella Santangelo (Itália), Joaquin Ibañez Montoya (Espanha), Ceça Guimaraens (UFRJ), Beatriz Mugayar Kühl (FAUUSP), Juliana Nery (UFBA), Flaviana Lira (UnB) e Jorge Tinoco (CECI), entre outros nomes de destaque no cenário brasileiro e do exterior.

