Praça do Frevo, em Nazaré da Mata, celebra o Carnaval com 30 horas dedicadas ao ritmo Patrimônio da Humanidade
Com apoio do Governo de Pernambuco, programação tem como destaques a Orquestra Capa Bode e a Orquestra Revolta, Pontos de Cultura e Patrimônios Vivos do Estado. Outra novidade é a estreia do Maestro Forró
Postado em: Carnaval | Música | Patrimônio
A Praça Herculano Bandeira, conhecida como Praça do Frevo, no Centro do município de Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte), é palco de uma celebração única durante o Carnaval 2025. Desde 2010, a Praça do Frevo se consolida como um polo cultural dedicado à preservação e valorização do frevo, ritmo que, junto com a cultura centenária do maracatu rural, compõe a identidade cultural da cidade.
Este ano a gestão municipal preparou uma programação especial, que começa no domingo (2) e segue até a terça-feira (4), com atrações que prometem agitar os foliões e celebrar o gênero que é símbolo do Carnaval pernambucano. O polo cultural conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Destaque para as orquestras de Frevo Capa Bode e Revoltosa, duas instituições que carregam a história e a alma do frevo. A Orquestra Capa Bode, Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura do Estado desde 1888, e a Orquestra Revoltosa, em atividade desde 1915, são verdadeiras guardiãs do gênero, mantendo viva a chama dessa expressão cultural que transcende gerações.
Outro momento aguardado é a estreia do Maestro Forró na programação carnavalesca da Praça do Frevo. Com um repertório que mistura tradição e inovação, o artista promete levar ao público uma apresentação inesquecível marcando sua primeira participação no evento.
Ao todo são 15 atrações ao longo dos três dias de evento somando mais de 30 horas de puro frevo. “A Praça do Frevo é um espaço que há 14 anos promove a cultura local. Temos muito orgulho de reforçar seu papel como um polo cultural exclusivo para os amantes do ritmo. Enquanto gestão temos o compromisso de preservar e valorizar essa manifestação artística que é orgulho de Nazaré da Mata e de Pernambuco”, destacou o secretário de Cultura e Turismo municipal, Washington Dário.
