RPV: Fundarpe divulga resultado preliminar do 20º Concurso de Patrimônio Vivo de Pernambuco
A lista com os nomes habilitados e inabilitados já pode ser acessada no portal cultura.pe.gov.br. Prazo para recursos vai de 13 a 23 de maio.
Postado em: Patrimônio
A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe divulgaram, nesta segunda-feira (13), o resultado preliminar de habilitados e inabilitados no 20º Concurso Público de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE). A lista completa já está disponível aqui no portal.
Ao todo, o concurso recebeu 154 candidaturas, sendo 86 referentes a pessoas físicas (mestres e mestras) e 68 a grupos culturais. Os projetos passaram por análise documental conforme as exigências descritas no edital.
O Concurso é uma das principais políticas públicas de valorização da cultura tradicional no Estado. A iniciativa reconhece e fomenta mestres e mestras, além de grupos que mantêm viva a memória e os saberes das expressões populares pernambucanas. Anualmente, até seis novos nomes podem ser incorporados à lista oficial do Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Recursos e etapas seguintes
Candidaturas inabilitadas podem apresentar recurso entre os dias 13 e 23 de maio, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br). O resultado final da análise documental está previsto para ser divulgado no dia 28 de junho de 2025.
Após essa fase, as candidaturas habilitadas seguirão para a análise de mérito cultural e apresentação perante o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. O resultado final do concurso deve ser publicado até 19 de agosto de 2025.
Sobre o Registro do Patrimônio Vivo
Criado pela Lei Estadual nº 12.196/2002, o Registro do Patrimônio Vivo tem como objetivo preservar e valorizar os saberes e práticas da cultura tradicional pernambucana. Os selecionados recebem uma bolsa vitalícia mensal e assumem o compromisso de transmitir seus conhecimentos a novas gerações, assegurando a continuidade de suas tradições.
Com essa política pública, Pernambuco até o momento conta com 85 patrimônios vivos registrados, reconhecidos por sua contribuição inestimável à identidade cultural do Estado.

