Secretária de Cultura participa de encontro que discute proteção a terreiros de matriz africana
A implementação de políticas públicas que contribuam com o combate ao racismo religioso e a proteção dos terreiros de matriz africana no estado foi o tema da reunião.
Postado em: Patrimônio | Secretaria de Cultura
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, acompanhou a 529ª reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco realizada, nesta quinta-feira (14), na Casa de Xambá, primeiro terreiro registrado como patrimônio vivo do estado, localizado em Olinda. O encontro foi focado na discussão para a implementação de políticas públicas que contribuam com o combate ao racismo religioso e a proteção dos terreiros de matriz africana no estado, o que resultou na formulação de uma carta de reivindicações que será encaminhada à governadora Raquel Lyra.
Entre as principais demandas apresentadas estão a criação de uma delegacia especializada em crimes de intolerância religiosa, a implementação de uma vara judicial específica para esses casos e o fortalecimento de políticas de segurança e reconhecimento dos terreiros como espaços de preservação cultural
“A cultura de Pernambuco é plural e diversa, e os terreiros de matriz africana são pilares fundamentais dessa identidade. Não podemos permitir que a intolerância ameace esses espaços de resistência, fé e tradição. O governo do estado está atento às demandas apresentadas pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural e reforça o compromisso com políticas públicas que garantam a segurança, a valorização e o reconhecimento dos povos de terreiro. O fortalecimento dessas ações, por meio de iniciativas de educação, mapeamento e tombamento de terreiros, é essencial para assegurar que as próximas gerações conheçam e respeitem essa parte tão rica da nossa história”, afirma a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
A próxima reunião do Conselho foi marcada para o dia 20 de março, na Casa dos Conselhos, onde será apresentada a versão final da carta e discutidos os próximos encaminhamentos.
