Seminário durante a Semana do Patrimônio celebra 60 anos da Carta de Veneza
Fundarpe e CAU-PE se unem à parceria de evento que discute a preservação do patrimônio cultural
Postado em: Patrimônio
Nos próximos dias 13 e 14 de agosto acontece o seminário Legados e Lições: Um Olhar sobre os 60 Anos da Carta de Veneza. No evento, que integra a Semana do Patrimônio de Pernambuco (em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto), especialistas convidados, nacionais e internacionais, debatem o legado e a atualidade da Carta de Veneza na preservação do patrimônio cultural. As inscrições são gratuitas.
Parceria da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), por meio da Câmara Temática de Patrimônio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA), o seminário é realizado no Teatro Fernando Santa Cruz do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE).
Confira aqui a programação completa do seminário.
Clique aqui para fazer a inscrição.
Elaborada em 1964, na cidade de Veneza, na Itália, durante o 2º Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos de Monumentos Históricos, a Carta de Veneza enfatizou a necessidade de um cuidado especial na preservação dos valores históricos e artísticos do patrimônio mundial. Concebida como uma referência para guiar questões operacionais no campo da preservação, constitui-se numa espécie de base deontológica para apoiar na tomada de decisões no exercício da preservação.
O aniversário de 60 anos da Carta de Veneza é um marco visto como uma oportunidade para reavaliar e reafirmar os princípios do documento à luz dos desafios contemporâneos enfrentados na conservação cultural, como as mudanças climáticas, o turismo massivo, os conflitos urbanos e o avanço tecnológico.
Do encontro resultará uma publicação comemorativa contendo as mensagens e os artigos de modo a compartilhar de maneira a mais ampla as ideias e reflexões sobre a evolução das práticas de conservação e do restauro do patrimônio cultural construído nessas seis décadas.
A parceria entre todas as instituições envolvidas busca somar esforços e recursos disponíveis, além de interesses específicos de cada parte envolvida. A chave é celebrar a Carta de Veneza de uma maneira que possa contribuir para formação e inspiração das próximas gerações de conservacionistas e entusiastas da cultura no País.
Durante o seminário ainda é lançado o Edital Tripartite do Concurso de Ideias Intervenções Contemporâneas em Bens Protegidos, promovidos pelos CAUs pernambucano, mineiro e fluminense com o apoio do CAU nacional. O evento é transmitido pelo canal do YouTube do CAU-PE.
