Dia do frevo: live da Secult-PE no Youtube discute tradição e modernidade
Os convidados são os músicos e pesquisadores Climério Oliveira, Marcos FM e a professora e passista de frevo Lucélia Albuquerque
Postado em: Secretaria de Cultura
Reprodução/Capa do livro

Encontro terá a presença dos dois autores do livro “Frevo, transformações ao longo do passo”, lançado em 2020 pela Cepe Editora, Climério de Oliveira Santos e Marcos Mendes, o Marcos FM
Mais de cem anos já se passaram, e o mais pernambucano dos ritmos permanece tema de estudos, pesquisas, mergulhos, releituras, ressignificações e celebrações incontáveis. Um frevo é uma cultura que vai além do ritmo e do passo que vem gerando ao longo das gerações. Sim, porque apesar de estar dentro do que se caracteriza como uma tradição, está muito distante de ser algo que se mantém preso a padrões, ainda que, sim, tenha as suas categorias. O frevo é uma escola viva que honra seus antepassados mas dá voz aos mestres do futuro.
Na véspera de mais um dia do frevo – data que rememora o dia 09 de fevereiro de 1907, quando pela primeira vez teria sido registrada a palavra “frevo” na mídia, no caso, no Jornal Pequeno – a Secretaria de Cultura traz para o seu canal no Youtube a live “Dia do Frevo: Tradição e Modernidade na pauta da Salvaguarda”. A ideia aqui é (em mais um ano em que o frevo ficará guardado, pois não haverá carnaval), discutir a importância da renovação do frevo, e como essas transformações são salutares para um objetivo tão premente, quando se fala desta exuberante tradição, que é a sua salvaguarda.
Para esquentar o debate, convidamos os dois autores do livro “Frevo, transformações ao longo do passo”, lançado em 2020 pela Cepe Editora, Climério de Oliveira Santos e Marcos Mendes, o Marcos FM. “O frevo é um transdutor, por excelência e a sua potência maior se converte em alegria, solidariedade, sentido, vitalidade. Tudo isso ele proporciona aos que o fazem e dele fruem. É importante destacarmos que alegria/folia não é coisa banal; é estado de espírito relevante e também ato político de foliões e foliãs. Nos dias atuais, com o acirramento político que divide a sociedade brasileira (tema que este livro não focaliza e pouco menciona) e ante as agruras que acometem pessoas de vários estratos sociais, a pletora do frevo ganha ainda mais relevância, sendo revigorante para o Brasil e para o mundo”.
Esse é apenas um pequeno trecho que sintetiza a alma da publicação de quase 400 páginas, em que os autores fazem um profundo mergulho na história do frevo e de seus fazedores, abordando desde aspectos musicológicos, antropológicos até questões e problemáticas recentes envolvendo o frevo e seus personagens.
Climério de Oliveira Santos é pesquisador, violonista, compositor, produtor fonográfico e editor de livros. Professor do Conservatório Pernambucano de Música e do Programa de Pós Graduação em Música da UFPE, ele é criador – junto com o músico Tarcísio Resende – da coleção Batuque Book. Ele também é autor de “Maracatu: baque virado e baque solto” (2006); “Caboclinho” (2010); “Forró: a codificação de Luiz Gonzaga e Maracatu Nação” (DVD).
O segundo convidado, que assina o livro junto com Climério, é Marcos FM. Baixista, compositor, arranjador, diretor musical e pesquisador, Marcos iniciou seus estudos na Banda 1º de Novembro, em Timbaúba. Fundador da Orquestra Quebramar, ele também coleciona prêmios em concursos de frevo promovidos pela Prefeitura do Recife. É professor do Conservatório Pernambucano de Música e do Centro de Educação Musical de Olinda, onde atua como maestro da Banda Sinfônica. Também é autor dos livros “Arranjando Frevo de Rua”, e “Arranjando Frevo Canção”, ambos pela Cepe Editora.
Para falar sobre as transformações do frevo, na dança, a live contará com a presença da dançarina Lucélia Albuquerque, professora e passista de frevo. Lucélia é fundadora, professora, passista e coordenadora pedagógica do Grupo Guerreiros do Passo, a partir de onde investiga o universo da mulher no passo, dando vida assim a Dona Lucélia, personagem representativa do protagonismo feminino dentro do carnaval de rua, personagem que integra o espetáculo O Frevo, trabalho que é apresentado pelo grupo desde 2006.
A mediação da live será feita por Michelle de Assumpção, coordenadora de Jornalismo do Núcleo Digital da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Serviço:
Live – “Dia do Frevo: Tradição e Modernidade na pauta da Salvaguarda”.
Quando: Terça (8), às 19h
Local: Youtube.com/SecultPE
Convidados: Climério Oliveira, Marcos FM, Lucélia Albuquerque