Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secult-PE lança plataforma Museus de Pernambuco

Com o lançamento, Secretaria Estadual de Cultura pretende ampliar o debate sobre sistema museológico do Estado

Val Lima

Val Lima

A plataforma Museus de Pernambuco terá um papel de suma importância para a implantação do Sistema Estadual de Museus de Pernambuco – SEMPE

Em meio às comemorações da 16ª Primavera dos Museus de 2022, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) lança a plataforma Museus de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo cadastrar, mapear e identificar, em parceria com a sociedade, os museus em atividade no Estado. O lançamento acontece nesta quarta (21), às 15h, no Paço do Frevo. O evento terá formato híbrido. Além da apresentação da Plataforma, será transmitido o seminário Sistemas Estaduais de Museus.

O seminário contará com a participação de Renata Cittadin, museóloga, diretora do Sistema Estadual de Museus de São Paulo; e de Lucienne Figueiredo dos Santos, superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O Museu da Abolição (IBRAM) e Paço do Frevo (IDG) são parceiros da Secult-PE na realização do evento. Para participar, os interessados devem acessar a plataforma Google Meet. A presença está condicionada à lotação da sala. O link da videochamada é: www.meet.google.com/zhu-umnj-itg. A gravação do seminário será posteriormente publicada no Youtube da Secult-PE.

O acesso é livre, gratuito e colaborativo permitindo que o cadastro dos museus seja realizado de forma voluntária pelas instituições interessadas. Os dados produzidos pelo sistema poderão ser acessados e extraídos em formato de planilhas, por meio de filtros e cruzamentos, conforme o interesse do usuário, e transformados em fonte de pesquisas ou publicações sobre o cenário museológico estadual.

Plano Setorial de Museus - A plataforma chega também num momento importante para o segmento, quando se discute a construção colaborativa das diretrizes e ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do setor museológico do Estado. A participação da comunidade museológica, agentes de cultura, profissionais de museus e demais interessados é fundamental para a construção de um Plano Setorial que reflita as necessidades do setor e direcione as políticas de governo a serem implementadas nos próximos anos.

A partir do lançamento, por meio do link com formulário específico, a Plataforma de Museus deixará também disponível o documento base do Plano Setorial de Museus, com os Eixos Temáticos elaborados a partir da Política Nacional de Museus, para contribuições e sugestões. Após o período de recebimento das contribuições será redigido o documento final para apresentação e aprovação do setor museal, bem como das instâncias competentes.

Sistema de Museus do Estado de Pernambuco (SEMPE) - A plataforma Museus de Pernambuco terá um papel de suma importância para a implantação do SEMPE. A proposta é que a plataforma atue como ferramenta complementar ao Sistema, subsidiando informações e dando direcionamento necessário à implantação das políticas públicas voltadas ao setor a serem desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Museus.

O Sistema é uma rede organizada de instituições museológicas, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus sediados em nosso estado. O Sistema é uma das ações instituídas pela Política Nacional de Museus e uma das ações estratégicas presentes no Plano Estadual de Cultura de Pernambuco.

< voltar para Secretaria de Cultura