Alunos da rede pública conversam com Patrimônios Vivos no mês outubro
Ação faz parte do Outras Palavras, iniciativa do Governo de Pernambuco. Próxima edição será realizada no Recife, nesta quinta (17), com a presença da Nação Xambá
Postado em: Secretaria de Cultura
Jan Ribeiro/Secult-PE

Voltado para estudantes da rede pública estadual de ensino, em quatro anos de existência o programa já atingiu mais de 600 escolas pernambucanas
Projeto de integração entre cultura e educação promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe), o Outras Palavras conta com quatro edições neste mês de outubro. A primeira delas, no Recife, será realizada no próximo dia 17, às 9h, na EREM Pompéia Campos, e contará com a presença do Pai Ivo da Nação Xambá (Patrimônio Vivo) e da escritora Clarice Freire, autora do blog Pó de Lua.
Para o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, este é um dos programas mais relevantes, voltado aos jovens estudantes da rede pública. “Até o final do ano, este projeto circulará por várias escolas e regiões do Estado, sempre em parceria com a Secretaria de Educação, que tem dado um suporte fundamental para a realização das atividades”, disse o secretário da Secult-PE.
“O projeto traz para esses jovens das escolas públicas o contato com as manifestações diversas da nossa cultura, de Patrimônios Vivos a Pontos de Cultura, e de grupos que trabalham com as expressões do patrimônio cultural imaterial de Pernambuco”, detalha.
Interior - No dia 23 de outubro, os estudantes da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo, em Buíque, vão conversar de perto com o Mestre Assis Calixto, que este ano recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, e a escritora Ezter Liu, vencedora do V Prêmio Pernambuco de Literatura, com o livro “Das tripas coração”.
No dia 25, Arcoverde recebe duas edições simultâneas. Uma delas será a participação de Ezter Liu na Feira Literária do Sertão, realizada pelo Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar) e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A outra será uma oficina de rimas promovida pelo Ponto de Cultura Eco da Periferia na Funase, com a presença de Maggo MC.
Divulgação

Clarice Freire é criadora dos perfis “Pó de Lua”, nos quais escreve e desenha sua poesia visual – e conquistou mais de 1 milhão e 500 mil seguidores no Facebook e no Instagram
O balanço das ações, divulgado no final do ano passado, mostra que foram realizados mais de cem atividades, incluindo oficinas, espetáculos de teatro, ópera, visitas guiadas a exposições, ações em parceria com o Programa Mãe Coruja, exibição de filmes e participações em eventos, literários.
Voltado para estudantes da rede pública estadual de ensino, em quatro anos de existência o programa já atingiu mais de 600 escolas pernambucanas, beneficiou cerca de 20 mil estudantes e distribuiu mais de seis mil livros nas bibliotecas por onde passou.
Confira a programação de outubro do Outras Palavras:
17/10
EREM Pompéia Campos (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar – Apipucos, Recife)
Nação Xambá (Patrimônio Vivo) e Clarice Freire (Recife)
23/10
Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindoc (Beco do Abrigo, 457, Buíque)
Assis Calixto (Patrimônio Vivo) e Ezter Liu (Carpina)
25/10
Participação na Feira Literária do Sertão (Arcoverde),
Ezter Liu (Carpina)
Maggo MC (Recife)
25/10
Oficina de Rimas na Funase (Arcoverde), com o Maggo MC (Recife)
