Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cena Nordeste Festival proporciona segunda tarde repleta de experiências gastronômicas em Olinda

A culinária nordestina ganhou destaque com a participação dos chefs Raphael Diniz, Heleno Júnior e Amanda Escobar, que conduziram uma intervenção gastronômica promovida pelo Pernambuco Bom de Mesa.

A tarde deste domingo (1º) foi enriquecida pelas aulas-show gratuitas que integraram a programação do Cena Nordeste Festival, realizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, durante este final de semana. A culinária nordestina ganhou destaque com a participação dos chefs Rafhael Diniz, Heleno Júnior e Amanda Escobar, que conduziram uma intervenção gastronômica promovida pelo Pernambuco Bom de Mesa.

Chef Rafhael Diniz - Foto: Morgana Narjara/.Secult-PE/Fundarpe

Chef Rafhael Diniz – Foto: Morgana Narjara/.Secult-PE/Fundarpe

O chef Rafhael Diniz encontrou sua verdadeira paixão na charcutaria. Com mais de 10 anos de experiência no setor, ele iniciou sua jornada culinária na cozinha do chef Andreas Schmaller, no Clube Alemão, onde aprendeu técnicas e receitas autênticas da culinária alemã. Desde então, tem explorado uma vasta gama de embutidos, carnes curadas e defumadas. Atualmente, Raphael comanda dois estabelecimentos: Quina da Linguiça e Quina da Várzea, além de oferecer consultoria e ministrar cursos na área de gastronomia.

Para o Cena Nordeste Festival, Rafhael preparou um saboroso arroz vermelho ao leite com linguiça de carneiro. “Escolhi esse prato devido à minha conexão com a charcutaria e com o interior pernambucano, que fazem parte de quem eu sou. Estou aproveitando muito a participação e todo o festival”, comentou o chef.

Chef Heleno Júnior - Foto: Morgana Narjara/.Secult-PE/Fundarpe

Chef Heleno Júnior – Foto: Morgana Narjara/.Secult-PE/Fundarpe

O chef Heleno Júnior está há 14 anos na gastronomia, destacando e valorizando os melhores ingredientes brasileiros, com especial atenção para os produtos pernambucanos. Apaixonado pela arte da confeitaria, ele tem dedicado sua carreira a explorar e realçar os sabores autênticos que o Brasil, especialmente Pernambuco, oferece. Sua paixão pela confeitaria resultou na criação de sobremesas que não apenas encantam o paladar, mas também celebram a rica cultura gastronômica local.

Na tarde deste domingo, Heleno apresentou uma irresistível torta de queijo coalho com geleia de nego bom, que encantou os participantes da aula-show com seu sabor único. “Sou de Caruaru, então essa receita, com ingredientes regionais, reflete muito a minha trajetória. Estou imensamente grato por este dia”, disse.

Amanda Escobar, formada em gastronomia desde 2013 e chef da Comadre Coxinha, tem uma trajetória de 10 anos no mercado, além de atuar como Personal Chef há 12 anos. Para o Cena Nordeste Festival, ela preparou uma caldeirada com farofa de cebola tostada. “Sou apaixonada por frutos do mar, por isso decidi trazer esse prato para a aula-show. Adoro preparar, servir e saborear essa receita”, afirmou.

 

O FESTIVAL - O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão e Piauí.

Em Pernambuco, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Agência de Empreendimento de Pernambuco (Age), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). Além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoa e da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte.

Depois da parada em Pernambuco, o Cena Nordeste Festival segue  para Rio Grande do Norte (21 e 22 de setembro), Sergipe (11 e 12 de outubro), Ceará (16 e 17 de novembro) e Bahia (7 e 8 de dezembro).

SERVIÇO:

Cena Nordeste Festival

Onde: Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, S/N – Varadouro, Olinda.

Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 22h.

Entrada gratuita

< voltar para Secretaria de Cultura