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Em 2021, Secult-PE consolida transmissões de lives em suas plataformas digitais

No Youtube foram cerca de 150 programas exibidos, que somaram mais de 50 mil visualizações

No ano de 2021, o Núcleo Digital Cultura PE foi uma novidade que se consolidou como importante espaço para promoção de conhecimentos, informações, reflexões e diálogos entre as diversas linguagens e temas da Cultura. Criado no final de 2020, quando transmitiu edições especiais do programa Outras Palavras, o Núcleo ampliou sua atuação para produção e difusão de conteúdos digitais que se pautam pela diversidade da produção cultural do estado, bem como se relacionam com os temas variados e urgentes da política pública de cultura do estado e da economia da cultura. Os conteúdos são publicados nos canais do Instagram, Facebook e Youtube.

O ineditismo em 2021 ficou por conta do programa “Cultura PE em Rede”, que tem sido transmitido todas às terças-feiras, nos canais da Secult-PE e Fundarpe, no Youtube e Facebook. História, música, audiovisual, dança, moda, artesanato, literatura, artes visuais – além de temas da economia criativa, dos ciclos festivos e da política pública estiveram no centro do debate, a partir de olhares múltiplos de convidados especialistas nos assuntos tratados.

“O Núcleo Digital surge como resposta ao momento da pandemia, quando a difusão de conteúdos migra toda para as plataformas digitais, e nesse campo estabelece um importante canal de informação, formação e trocas de conhecimento entre os fazedores de cultura, público consumidor e gestão pública. O resultado foi excelente e a tendência é ampliarmos sua atuação, produzindo ainda mais conteúdos em 2022”, coloca o secretário de Cultura Gilberto Freyre Neto.

Os 43 programas do canal foram assistidos por mais de dez mil pessoas ao todo, apenas no YouTube. No Facebook, o número de visualizações do programa Cultura PE em Rede chegaram a 10.547 mil. A live mais acessada tratou da Revolução Pernambucana de 1817. Seguido de uma transmissão sobre políticas públicas para a cultura, que abordou sobre recursos para a produção artística no cenário pós-pandemia. O tema “Tokens não fungíveis – uma novidade revolucionária para o mercado das artes” também mobilizou as redes.

Já no Instagram da Secult-PE/Fundarpe, toda classe artística é contemplada. Por semana, são postados conteúdos das mais diferentes linguagens, a fim de dinamizar o engajamento e fidelizar novos públicos. Semanalmente são realizados 17 posts no Instagram e 5 no Facebook. Chegando em 60 mil seguidores, as redes da Secult-PE/Fundarpe são a segunda rede social mais seguida do Governo Estadual entre as secretarias. Em 2021, foram realizados 879 posts até o dia 3 de dezembro.

No Facebook, a dinâmica é diferente. Com um post por dia, a fan page consegue alcançar números expressivos. Apesar da migração cada vez mais assídua para outras redes sociais. Criado em julho de 2021, a conta do Tik Tok da Secult-PE conta com mais de 6 mil seguidores e mais de 60 mil curtidas. A Secult-PE/Fundarpe também está presente no Twitter. Este ano, o @culturape recebeu da plataforma o selo de verificado e superou 57 mil seguidores. Se ainda não segue o nosso perfil no Twitter, acesse: twitter.com/culturape.

APOIOS - O canal Cultura PE do Youtube foi ocupado por novos conteúdos, além do programa Cultura PE em Rede. Foram 98 programas, que representaram um total de 40.414 visualizações no YouTube. As transmissões envolveram projetos da coordenadoria de Literatura da Secult (em torno das comemorações pelo centenário de Paulo Freire), programa Mãe Coruja, retransmissão de Circuito Cepe de Cultura, ações do Dia Internacional da Dança, ações do Espaço Pasárgada, 19ª Semana de Museus, I Semana do Design, Encontros e Tutoriais Lab 2021, Seminário de Terreiro, ação do Museu do Barro e transmissão do webinário Comunicadores Populares de Pernambuco, da TV Pernambuco.

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