Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Gestores da Fundarpe participam de apresentação sobre o Mapa Cultural de Pernambuco

Iniciativas ligadas à Fundarpe, como o Funcultura e o Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, passarão a utilizar a plataforma na execução de seus editais de forma unificada com a Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Alysson Nascimento, assessor de Planejamento e Projetos e coordenador do Mapa Cultural de Pernambuco, realizou a apresentação aos gestores presentes

Gestores culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) se reuniram, na tarde desta sexta-feira (18), para um encontro de apresentação sobre a plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br), ligada à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). O objetivo da reunião foi apresentar detalhes do Mapa Cultural para gestores de iniciativas ligadas à Fundarpe, como o Funcultura e Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, que passarão a utilizar a plataforma na execução de seus editais de forma unificada com a Secult-PE.

Participaram da apresentação Suely Oliveira, secretária-executiva de Cultura de Pernambuco; Eduarda Lippo, gerente de Planejamento da Gestão da Secult-PE; e Alysson Nascimento, assessor de Planejamento e Projetos e coordenador do Mapa Cultural de Pernambuco, que fez a apresentação, além de representantes da Fundarpe.

“A proposta de encontro foi focar no Mapa Cultural de Pernambuco, destacando alguns detalhes de Cadastro ÚNICO da Cultura. Este é um passo muito importante que estamos dando no final da gestão, e representa uma intenção do secretário Oscar Barreto de fazer com que a Secult-PE e a Fundarpe atuem cada vez mais juntas”, destaca Suely Oliveira.

Na ocasião foram apresentados tópicos relacionados ao Mapa Cultural como o que é a plataforma; as fases da oportunidade (edital); o sistema estadual de museus (faz parte do mapa); o cadastro agentes da cultura; e o Cadastro único da Cultura, em desenvolvimento.

Atualmente existem 36 mil agentes cadastrados na plataforma, que hoje também conta com no seu escopo com o Sistema Estadual de Museus de Pernambuco, lançado em outubro deste ano.

PLATAFORMA - Mapa Cultural de Pernambuco é uma plataforma livre, gratuita, colaborativa e georreferenciada que permite à Secult-PE e Fundarpe de fazerem o mapeamento da produção cultural de Pernambuco. Um sistema desenvolvido em software livre com foco na gestão cultural, criado para fortalecer o Plano Nacional e o Plano Estadual de Cultura. As informações são organizadas em torno de cinco entidades: Agentes, Espaços, Eventos, Projetos e Oportunidades (onde são publicados os editais).

O cadastro é sempre realizado a partir de um agente, que pode incluir, editar ou excluir informações sem necessidade de moderação, garantindo a aplicação de autodeclaração como paradigma e consequentemente a agilidade e a viabilidade de manutenção dos dados atualizados. A plataforma está em consonância com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), respeitando os critérios de segurança e privacidade.

“A plataforma do Mapa Cultural apresentou grande evolução desde a execução da Lei Aldir Blanc, e agora se consolida como software de maior versatilidade, possibilitando a implementação do Cadastro Único da Cultura e a futura operacionalização da Lei Paulo Gustavo. Essa é mais uma importante conquista para os fazedores de cultura em Pernambuco”, comenta Eduarda Lippo, gerente de Planejamento da Secult-PE.

< voltar para Secretaria de Cultura