NOTA DE PESAR – Biu Alexandre
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
A cultura popular de Pernambuco está enlutada com o falecimento de um dos seus maiores mestres. Partiu nesta segunda-feira (18), Biu Alexandre, 79 anos, um dos nomes mais importantes para a tradição da brincadeira do cavalo-marinho. A família informou que ele estava em sua casa e teve um infarto.
Severino Alexandre da Silva estava, há pelo menos quatro gerações, dentro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado, que em 2018 foi titulado Patrimônio Vivo de Pernambuco. Era brincante desde criança e, com o passar dos anos, se transformou num detentor do saber. Guardava consigo todas as toadas e as funções dos mais de 70 personagens da brincadeira.
A Secretaria de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) manifestam pesar por essa perda e honram a memória de Biu Alexandre que, como todo bom mestre, deixou discípulos que agora têm a importante missão de passar adiante os conhecimentos e todo legado que ele nos deixa.
Em 2018, por ocasião do recebimento do título de Patrimônio Vivo de Pernambuco dado ao Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado, a Secretaria de Cultura fez reportagem que retrata a vida do mestre Biu Alexandre. Confira abaixo:
- Cavalo-marinho Estrela de Ouro de Condado mantém a brincadeira há quatro gerações
