Novos gestores assumem a Secretaria de Cultura e a Fundarpe
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Silvério Pessoa, Renata Borba e Léo Salazar são os novos gestores à frente da Secult-PE e Fundarpe
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, nomeou os novos nomes que irão conduzir a política pública para a Cultura no Estado, nesta última segunda-feira (2). O cantor, compositor, pesquisador e professor Silvério Pessoa assume a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE). O gestor terá como secretário-executivo o produtor cultural Léo Salazar. Na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a presidência fica com a arquiteta e urbanista Renata Duarte Borba, especialista em Patrimônio Cultural e com larga experiência pública na gestão de projetos do setor. Conheça abaixo um pouco mais dos novos gestores:
Silvério Pessoa (Secretário de Cultura) é cantor, compositor e docente. Natural de Carpina, Mata Norte de Pernambuco, ele bebe na fonte da musicalidade dos gêneros desse território para consolidar seu estilo. Aos poucos, vai sendo influenciado pelos sons urbanos do Brasil e de várias partes do mundo, por onde passa a excursionar com sua primeira banda (Cascabulho) e, depois, com o projeto solo. Com oito discos lançados, um DVD e dois livros, o artista, pesquisador e professor é um exemplo de uma arte que não tem fronteiras, ainda que calcada nos sons e nas identidades culturais de Pernambuco.
Graduado em Pedagogia pela UFPE, pós-graduado em Psicopedagogia, pela Fafire; e em Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, pela Escola de Humanidades da PUCRS, Silvério é professor da Unicap, onde criou cursos de extensão na área de música e religiosidade. É mestre e doutor em Ciências da Religião da Unicap. Silvério é pesquisador em Cultura Popular e Cotidiano Escolar, Religiosidade Popular e Música Religiosa, Diálogos entre Culturas, com atividades também na área de formação docente através de aulas-shows, cursos, palestras e conferências.
Silvério Pessoa, que já se dividia entre a produção artística e a docência, agora se dedicará também à condução de uma política cultural para Pernambuco, primando para que a cultura e a educação estejam num diálogo cada vez mais estreito. Ele também destaca a importância de fortalecer cada vez mais as expressões artísticas que formam a identidade da cultura do Estado.
Léo Salazar (Secretário-Executivo de Cultura) é produtor cultural, jornalista e contabilista. Tem especialização em Gestão de Negócios (FCAP/UPE) e mestrado em Hotelaria e Turismo (UFPE). É autor do livro “Música Ltda: o negócio da música para empreendedores”, publicado pelo Sebrae Pernambuco em duas edições impressas (2010 e 2015), e do guia digital “Música tocando negócios”, publicado pelo Sebrae Nacional em 2015.
Já foi secretário-executivo de Turismo e Economia criativa da Prefeitura de Caruaru, vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, vice-presidente do Conselho de Política Cultural de Caruaru, representante de Caruaru junto ao Sistema Nacional de Cultura e presidente do Comitê Gestor do São João de Caruaru.
Trabalha com o negócio da música desde dezembro de 2001. Durante sua caminhada, participou de aproximadamente 250 eventos musicais, em 70 casas de show e 36 festivais, passando por 36 cidades de 5 países e 2 continentes. Foi assessor de imprensa, assistente de produção, empresário/agente/produtor de artistas, promotor de shows, tour manager no Brasil e em alguns países da Europa, produtor fonográfico e sócio-administrador da própria microempresa de produção musical. Foi professor das disciplinas “Empreendedorismo” e “Elaboração de projetos culturais” do curso de Produção Fonográfica da faculdade AESO. Também foi palestrante da Feira Música Brasil 2010. Antes de ser nomeado como secretário-executivo da Secult-PE, Léo vinha ministrando cursos, oficinas e palestras em todo o Brasil.
Renata Duarte Borba (Presidente da Fundarpe) é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco (FCAP) e com MBA em Gestão da Qualidade das Construções, pela Universidade de Salvador, Renata acumula quase uma década de dedicação à gestão de projetos de empreendimentos em Pernambuco e na Bahia.
Atualmente, Renata cursa a especialização em Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Edificado, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). No setor público, desempenhou função de Gerente de Habitação do município do Cabo de Santo Agostinho e, em 2016, assumiu o cargo de Superintendente do Iphan em Pernambuco, coordenando a execução de obras de restauração em diversos monumentos do Estado, além de importantes ações na área do Patrimônio Imaterial.


