Os caminhos para o empreendedorismo cultural em discussão no Cena Nordeste Festival
Reflexões sobre o cenário de empreendedorismo cultural no Nordeste e experiências bem-sucedidas da região foram o tema do Fórum Nordeste de Produção Cultural: Empreendedorismo Cultural
Postado em: Secretaria de Cultura
Reflexões sobre o cenário de empreendedorismo cultural no Nordeste e experiências bem-sucedidas da região foram o tema do Fórum Nordeste de Produção Cultural: Empreendedorismo Cultural no Teatro Fernando Santa Cruz Cena, dentro do Cena Nordeste Festival, na manhã deste sábado (31).
Participaram do fórum a produtora, consultora e empreendedora cultura, Elis Galvão; Ana Rosa, afro-empreendedora social, produtora cultural e idealizadora da feira Ma Preta e Tinganá Santana, cantor, instrumentista, poeta, curador, pesquisador, entre outras atividades. A conversa teve mediação de André Lira, Gerente dos Programas e Projetos de Economia Geral da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
“É um prazer imenso poder contribuir nessa mesa do Cena Nordeste trazendo discussões e experiências sobre um tema que é muito importante para construir uma atuação cultural dentro das novas economias criativas, circulares e sustentáveis”, disse André Lira.
O fórum trouxe experiências diversas de realidades diferentes sobre os processos culturais e o empreendedorismo. Cada um dos convidados falou um pouco sobre a sua trajetória nas artes e de como encontrou soluções práticas para suas carreiras na produção cultural. Foi um momento de trocas de experiências e conhecimentos sobre os desafios de captar recursos para desenvolver projetos na área de cultura.
“Foi um momento de troca de conhecimentos, diálogos e construção de redes com fazedores de cultura que são verdadeiras referências no assunto na região, cada um contando as particularidades e as ferramentas utilizadas para hackear o sistema e construir os seus projetos culturais”, disse Nathalia Cavalcanti, Gerente de Educação e Direitos Humanos da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.
O FESTIVAL – O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão e Piauí.
Em Pernambuco, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Agência de Empreendimento de Pernambuco (Age), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). Além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoa e da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte.
Depois da parada em Pernambuco, o Cena Nordeste Festival segue para Rio Grande do Norte (21 e 22 de setembro), Sergipe (11 e 12 de outubro), Ceará (16 e 17 de novembro) e Bahia (7 e 8 de dezembro).
SERVIÇO:
Cena Nordeste Festival
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, S/N – Varadouro, Olinda.
Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 22h.
Entrada gratuita