Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cultura do Estado integra-se ao Dia da EJA para levar brincantes de volta ao estudo

Ação de educação de jovens e adultos passa a contar com chamada pública direcionada aos brincantes das manifestações da cultura popular

Foto: Morgana Narjara/Secult-PE

Foto: Morgana Narjara/Secult-PE

Reunião com a GRE Mata Norte na Secult-PE

Integração cultura e educação de Pernambuco. A partir deste mês, as Secretarias Estaduais de Cultura e de Educação unem-se em torno do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), reforçando juntos a brincantes das várias manifestações culturais o convite para retomarem seus estudos.

O ponto de partida acontece no dia 20, o “Dia D da EJA Mata Norte”, quando começa a chamada pública junto às comunidades da Zona Mata Norte do Estado para matrícula escolar. Em todas as escolas são vivenciadas atividades em prol da busca ativa de pessoas que não concluíram seus estudos para voltarem a estudar.

A iniciativa integra o programa “Cultura no Plural”. A nova gestão do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, criou a Gerência de Educação e Direitos Humanos (GEDH), com a finalidade de promover e efetivar políticas públicas de acesso às possibilidades educativas de criação, produção e fruição de linguagens e expressões artísticas nos diversos territórios culturais do Estado, a partir de uma interface entre cultura e direitos humanos, na perspectiva de refletir sobre a preservação da cultura pernambucana, sobre culturas periféricas e cultura de paz.

“Para nós, que fazemos a educação da Mata Norte, é uma parceria muito importante para que possamos possibilitar que os brincantes e grupos culturais participem do processo de alfabetização de jovens e adultos e de retorno à escolaridade”, afirmou Edivania Arcanjo, gerente da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, em reunião nesta sexta-feira (9), na Secult-PE. “Os brincantes muitas vezes deixam de ter a oportunidade de participar de editais porque não têm acesso à leitura e escrita”, lembrou.

Essa é a primeira vez que as pessoas fazedoras da cultura popular recebem essa atenção diferenciada da EJA. “Nessas chamadas, ainda não havíamos pensando nesse olhar específico de fazer a busca ativa para os brincantes. Agora, todas as vezes que formos abrir turmas vamos ter o foco, o olhar diferenciado pensando também nos brincantes”, disse Edivania.

“O sonho começa a se realizar: educação para jovens e adultos também para os brincantes da Zona da Mata”, comemorou o secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa. “Essa reunião com a GRE da Mata Norte foi importantíssima. E a Secult-PE vai fazer parte desse projeto de ação estruturante”, vibrou.

< voltar para