Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Biblioteca Pública do Estado reabre as portas nesta quarta-feira (21)

Retorno acontece em três etapas e segue todos os protocolos determinados pelas autoridades médicas

Pedro Menezes/Divulgação

Pedro Menezes/Divulgação

O equipamento vai funcionar em horário reduzido, das 9h às 14h

Após um hiato de sete meses por causa da pandemia do novo Coronavírus, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) reabre as portas nesta quarta-feira (21). Seguindo todos os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o equipamento fará um retorno gradual dividido em três etapas, além de funcionar com o horário reduzido, das 9h às 14h.

Para esta reabertura, organizações internas como sinalização dos espaços e reuniões de orientações com os colaboradores foram realizadas. Neste primeiro momento, estarão funcionando apenas os setores circulante e infantil para entrega dos livros emprestados antes do isolamento social. Vale ressaltar que todos os títulos recebidos passarão por um rígido protocolo de higienização e permanecerão em quarentena para, posteriormente, serem disponibilizados novamente ao público.

Na segunda-feira (26), a Biblioteca retornará com as atividades da praça da informação, que irá funcionar com apenas 50% da capacidade do público. Nesta fase, o escritório de direitos autorais e o setor de referência, este último reaberto apenas para leitura e com mesas limitadas a apenas duas pessoas, também retomaram as atividades presenciais. A terceira etapa, ainda sem data definida, consiste na ampliação do atendimento dos setores e a realização de eventos, que será anunciada de acordo com o plano de retomada do Governo de Pernambuco.

Além das placas de sinalização e máscaras para todos os profissionais, a Biblioteca Pública do Estado irá disponibilizar totens de álcool em gel e locais para higienização das mãos. “Existe uma preocupação muito grande com relação a segurança dos funcionários e usuários, por isso estamos organizando um retorno gradual, de forma segura em três etapas e seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Pretendemos até janeiro estar totalmente funcionando, levando em consideração todas as orientações futuras da Secretaria de Saúde do Estado”, pontua Hélio Santiago, gerente da Biblioteca.

< voltar para home