Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Coletivo lança site que mapeia obra visual do artista Lula Côrtes

Flora Pimentel/Divulgação

Flora Pimentel/Divulgação

Falecido em 2011, Lula Côrtez foi compositor, cantor, instrumentista, artista visual e poeta pernambucano

A Rede Lula Cortex lança, no próximo dia 14 de julho (quinta-feira), às 19h, o site lulacortes.com, que reúne a obra visual do artista Lula Côrtes. Na ocasião, haverá ainda uma live com a equipe envolvida. O site é resultado do projeto de pesquisa Atípicos, realizado entre 2020 e 2022, que teve por finalidade mapear e registrar o conjunto de pinturas, gravuras e desenhos do artista sedimentado em acervos particulares. A ação conta com incentivo do Funcultura.

Durante dois anos, a equipe buscou valorizar a memória imagética de Lula Côrtes, artista usualmente conhecido por sua produção no campo musical. Até então, foram mapeadas mais de 150 obras, registradas através de visitas aos acervos privados de Katia Mesel, Alcione Móes e Manuel Cesário Ferreira Pinto. De acordo com Nemo Côrtes, coordenador e pesquisador do projeto, “Lula teve uma trajetória bem significativa, experimentando várias técnicas e buscando referências em outros países, tendo até realizado experimentações com Salvador Dalí, por exemplo. Então esse projeto é uma forma de situá-lo na rede das artes visuais. É ainda uma forma de tentar dar conta da complexidade e vastidão de sua obra”, pontua. Além do mapeamento, o projeto culminou na produção de uma série de ensaios críticos centrados na trajetória política, social e cultural do artista, e na realização de webnários abertos ao público – também disponibilizados no site.

Lula Côrtes (1949-2011) foi compositor, cantor, instrumentista, artista visual e poeta. Reconhecido por seu pioneirismo em combinar a música popular nordestina com a psicodelia e o rock progressivo, Lula foi um importante expoente da música brasileira. Iniciou sua carreira musical em 1973 com o disco Satwa e, em 1975, lança junto a Zé Ramalho o Paêbiru, disco brasileiro mais raro e valioso de todos os tempos e marco de um momento único da psicodelia. Contudo, apesar de prolífica, sua carreira como artista visual segue pouco conhecida por grande parte do público.

De acordo com Joana Darc Lima, orientadora da pesquisa, o trabalho de Côrtes se vincula a um momento histórico específico – a década de 1970 -, mas também diz respeito a um artista pouco convencional, “atípico para as normas e regramentos de uma sociedade do controle dos corpos, da sexualidade, da criação”, afirma. Assim, proposta global do projeto deu-se no sentido de ampliar o acesso à obra de Lula Côrtes, descobrir intersecções possíveis nos campos artísticos os quais ele atuou e contribuir com uma narrativa histórica acerca das artes visuais no Recife.

Para além do mapeamento das obras no âmbito das artes visuais, o site também reúne materiais como a discografia, entrevistas, shows, documentários e registros audiovisuais sobre e a partir do trabalho do artista. Além disso, segue em aberto o chamado para a coleta dos materiais visuais.

Serviço
Lançamento do site Lula Côrtes
Quando: 14 de julho de 2022 (quinta-feira), 19h
Site: lulacortes.com

< voltar para Serviço Cultural