Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Cultura e divulgação científica ganham espaço nas ondas do rádio

InterD - música e conhecimento estreia quarta (20) na Universitária 99,9 do Recife e nas plataformas digitais

Milena Ferreira/Divulgação

Milena Ferreira/Divulgação

O programa será apresentado pelo jornalista AD Luna

“Contribuir para a difusão da cultura e do conhecimento de maneira acessível e prazerosa”. Esse é o principal pensamento que norteia o InterD – música e conhecimento, que estreia na Universitária 99.9 FM do Recife, nesta quarta-feira (20), às 20h. Apresentado pelo músico e jornalista AD Luna, o programa também pode ser ouvido nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Amazon Music, Spreaker, Orelo, entre outras) e no site www.interd.net.br . Na primeira edição da temporada 2021, o InterD recebe o biólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco Wendel Pontes e o jornalista Marcelo Pereira.

Wendel Pontes mantém o blog Ciência Books (www.cienciabooks.com.br), onde faz resenhas de livros de divulgação científica e escreveu, a convite do também professor da UFPE Ulysses Albuquerque o livro “O que você precisa saber sobre ciência para não passar vergonha” (Editora Nupeea). A obra tem prefácio do jornalista e editor-chefe da Revista Questão de Ciência, Carlos Orsi. Além da publicação, Pontes fala sobre como funciona o pensamento científico.

O jornalista Marcelo Pereira atuou – durante 30 anos, 8 meses e 6 dias – no Jornal do Commercio de Pernambuco, como repórter e editor do caderno de cultura do veículo. No programa, ele fala sobre essa experiência, dos momentos mais marcantes, da ascensão do Manguebeat, de Chico Science, Kleber Mendonça Filho (ex-crítico de cinema do JC), das características de um bom repórter de cultura.

No InterD – música e conhecimento, participantes sempre são convidadas(os) a indicar canções que tenham relação com os assuntos abordados ou que simplesmente lhes são caras. Atendendo às solicitações de Pontes e Marcelo Pereira, o programa veicula obras do Swing out Sister, Rah Band e dos artistas pernambucanos Juvenil Silva e Juba. A edição do áudio é de Pedro Santos e Estúdio Bacamarte.

Versões escritas das entrevistas estarão disponíveis no www.interd.net.br, também na quarta (20), às 20h.

InterD Mais Podcast
O projeto também possui uma versão alternativa do programa principal: o InterD Mais. O podcast também é distribuído nas principais plataformas digitais, no site www.interd.net.br, e veicula conteúdos extras relacionados ou não às edições radiofônicas. Na primeira edição, o biólogo e professor Wendel Pontes explica como funciona o método científico. A estreia ocorre igualmente no dia 20 de janeiro, às 20h.

AstroDJ
Criado pelo ilustrador e músico pernambucano Murilo Silva, o “mascote” do InterD é a síntese da ideia que move o projeto: unir cultura (em especial, a música) com divulgação científica. No capacete do AstroDJ, o artista aplicou a famosa maquiagem de Ziggy Stardust, personagem do cantor e compositor inglês David Bowie – grande inspiração para cientistas e artistas de todo o mundo. “A inspiração também veio a partir de uma viagem imersiva aos anos 1990, no Recife, pensando em lugares como o bar Soparia e sua radiola de ficha, festas no Recife Antigo e shows no Circo Maluco Beleza”, complementa o artista.

Sobre AD Luna
É um “gaúcho pernambucano”: nasceu em Porto Alegre e cresceu no Recife. É baterista das bandas Dom Lodo e Sargaço Nightclub. Tocou no Querosene Jacaré, Monjolo, Cruor, entre outras.

É formado em jornalismo pela UFPE. Foi repórter, apresentador e gerente de conteúdo do Showlivre.com, site paulista de TV Web especializado em música. Também atuou como repórter nos cadernos de cultura do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco.

Serviço
InterD – música e conhecimento
Estreia: 20 de janeiro, às 20h
Onde: Universitária 99,9 FM do Recife, plataformas digitais e no site www.interd.net.br
Mais: linktr.ee/InterD
Contato e sugestão de pautas: interdcontato@gmail.com

< voltar para home