Projeto do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá homenageia Mestre Bel
Postado em: Serviço Cultural
O Museu do Mamulengo de Glória do Goitá promove, em julho e agosto, a programação do projeto “Terreiro Vivo, Comunidade Unida, Brincadeira Eterna”. A iniciativa, que conta com incentivo do Funcultura, vai prestar uma homenagem a Gilberto Souza Lopes da Silva, mais conhecido como Mestre Bel.
Bel é um dos bonequeiros e mamulengueiros mais importantes do Brasil. Ele é cofundador da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e compõe a equipe do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá.
“Esse projeto é uma homenagem ao Mestre Bel e sua genialidade. Ele representa a boa safra dos novos mestres brincantes da cultura popular, nesse caso, do Mamulengo. Teremos brincadeiras, oficinas, exposição e encontro de mestres. Vamos celebrar a vida, em mais uma grande ação no Museu do Mamulengo de Glória do Goitá”, finaliza Mestra Titinha, coordenadora-geral do projeto. Confira a programação abaixo:
Exposição de Bonecos - O acervo do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá e do Mamulengo Arte da Alegria estarão disponíveis para visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 14h às 17h.
Oficinas - Nos dias 21/7 e 13/8, haverá oficinas de mamulengo, histórias, confecção, pintura, vestimenta, manipulação, músicas e loas.
(OBS: outras turmas serão divulgadas no perfil do Instagram @museudomamulengo).
Espetáculos - Nos dias 5/7, 15/7 e 31/8, estão programadas as apresentações do Mamulengo Arte da alegria, sob o comando do Mestre Bel.
(OBS: outras apresentações serão divulgadas no perfil do Instagram @museudomamulengo).
Encontro de Mestres – Nos dias 28/7 e 18/8, terá o encontro dos Mestres Bel, Bila e a Mestra Titinha. Na pauta: histórias do Mamulengo tradicional; memórias dos antigos mestres; o feminino na cultura popular; nova geração de brincantes.
