15º Festival de Cinema de Triunfo – Diana Rodrigues (Homenageada 2024)
Postado em: Audiovisual | Fest Cine de Triunfo | Tv Cultura.PE
Em frente ao Theatro Cinema Guarany, na cidade de Triunfo, uma casa cor de rosa histórica adornada por um jardim que abriga, além das flores, o passado e o presente de do templo do cinema em Triunfo. Nesta casa, lemos o nome Diana, que parece nos convidar a conhecê-la mais de perto.
Ao entrar na casa, descobrimos um valioso acervo documental e fotográfico sobre a cidade e sobre o Theatro Cinema Guarany, dedicado à preservação, ao afeto e ao cuidado de uma história centenária. Manter viva a memória de um lugar, preservar e salvaguardar os equipamentos culturais é manter viva a história de uma comunidade inteira.
Triunfense, professora pós-graduada, historiadora, pesquisadora, produtora cultural, contista, locutora, cerimonialista e artista plástica, Diana Rodrigues é reconhecida como a principal guardiã da história do Theatro Cinema Guarany.
Publicou livros, antologias, gibis literários e artigos em jornais. Foi Secretária de Turismo e Cultura de Triunfo, sócia de onze Academias de Letras e teve sua casa considerada como patrimônio que preservação histórica, literária e as artes plásticas do Sertão de Pernambuco pela União Brasileira de Escritores (UBE).
Quando criança e adolescente, vizinha do Theatro Cinema Guarany, visitava com frequência as suas dependências, às vezes ia até de pés descalços para admirar a beleza monumental do prédio, ensaiar ou participar de dramas como atriz, cantora ou dançarina. Também assistia filmes, seriados, shows, festivais, desfiles, bailes, exposições e palestras com fins beneficentes.
Acompanhou e registrou em fotos e publicações todas as etapas das três restaurações do equipamento. Coordenou, em 2007, a campanha do Theatro Cinema Guarany em busca do título como uma das sete Maravilhas de Pernambuco. Sempre utilizou o espaço do Guarany para palestras, exposições, exibição de filmes e peças teatrais, documentários, grupos de danças e entrevistas.
Tem participado de todos os Festivais de Cinema de Triunfo, desde a primeira edição, integrando algumas vezes o júri oficial ou popular. Em 2014, foi agraciada com o Troféu Careta, graças à sua dedicação e cuidados com o Guarany. Diana Rodrigues já declarou seu amor pelo Guarany em praça pública, recebeu o título de Guardiã do Guarany e o troféu “100 Anos Guarany”, como multiplicadora de conhecimento.
Ficha Técnica: Governo de Pernambuco Governadora: Raquel Lyra; Vice-governadora: Priscila Krause; Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco: Secretária de Cultura: Cacau de Paula Secretária Executiva de Cultura: Yasmim Neves Secretária Executiva de Gestão: Ana Paula Jardim Direção: Juliana Salvador, Ronny Colors, Simon Filmes e Yuri Euzébio Produção e Reportagem: Yuri Euzébio; Imagens e Edição: Ronny Colors e Simon Filmes Acessibilidade: Leonardo Samico.