“Candeeiro” é o novo single do grupo Xexéu de Bananeira
Postado em: Lei Aldir Blanc | Música
Com quase 10 anos de atuação, o grupo Xexéu de Bananeira lança domingo (10) o videoclipe/single “Candeeiro”, de autoria de Heverton Souza, nas principais plataformas de streaming e nas redes sociais do grupo.
Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o projeto contou com a produção musical de Herverton Souza. O single foi gravado, masterizado e mixado no L2 estúdio; a captação, direção e produção do videoclipe ficou por conta de Rennan Peixe, um dos fundadores do grupo e atualmente artista visual e a produção executiva da Araxá Produções através da produtora cultural Giovanna Teles.
GRUPO XEXÉU DE BANANEIRA - Grupo de tradição popular que busca fomentar a prática das manifestações populares em Pernambuco, mais especificamente do coco pisado na cidade do Paulista. O coco é um ritmo, um dos mais populares de Pernambuco e se apresenta em diversas modalidades (samba de coco, coco de praia, de trupé, de roda, de São João e o coco pisado).
Criado em 2013 por Bolinho percussão, João Paulo Oliveira e Rennan Peixe, 3 jovens do Município do Paulista, que viram a necessidade da existência de mais um grupo de coco dentro da cidade que promovesse a continuidade da tradição e musicalidade dos mestres e mestras referências de coco, incômodo causado pelo fato da manifestação ter caído no esquecimento, substituída gradativamente pelas manifestações contemporâneas. O xexéu de bananeira atualmente é formado por 5 jovens pernambucanos: Rafaela Nascimento, Maisa Santos, Jéssica Silva, Heverton Lima (Bolinho) e Givanildo Nascimento, unidos pelo desejo de manter viva a tradição do coco pisado.
O grupo mostra em suas apresentações toda a musicalidade do coco pisado utilizando instrumentos próprios do coco, tais como o ganzá, o bombo e o pandeiro. O show conta, em geral, com um repertório formado por 15 músicas, incluindo um trabalho autoral nas seguintes canções: “É Xalé” , “O coco é parente do dendê”, “Dê valor ao que se tem”, “Moro do lado da mata” e “Candeeiro”, composições de Bolinho Percussão.
Na sua trajetória, constam participações em alguns festivais, tais como: Festival para Bienal da UNE, Festival Multicultural da UFPE, Festival Peixe de Coco, participações em Sambadas de Coco e produziu a Sambada “Domingueira do Coco” que era realizada todo último domingo do mês, no bairro de Jardim Paulista Baixo, na cidade de Paulista/PE. O grupo integrou a programação do Make Music Day 2021, na forma virtual, em 2021, dado a Pandemia do Covid-19.
O Xexéu de Bananeira possui como objetivo principal a divulgação e a proteção dessa tradição tão rica e tão heterogênea no estado de Pernambuco e planeja gravar o seu primeiro EP com suas canções autorais, em breve.