Cartilha reúne bens tombados de Jaboatão dos Guararapes
Postado em: Lei Aldir Blanc
A ADCE Produções Culturais lança a Cartilha de Educação Patrimonial dos Bens Edificados Tombados de Jaboatão dos Guararapes, desenvolvida a partir de um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc em Pernambuco. A publicação foi desenvolvida pela produtora cultural Dora Dimenstein sobre o patrimônio da cidade, com apoio da Prefeitura do Jaboatão, para trazer luz a uma riqueza que a tornaram local de residência de vários personagens importantes para a história pernambucana como Frei Jaboatão, Gervásio Pires, Barão de Lucena, Padre Chromácio Leão, Paulo Freire, Amélia Brandão, Benedito da Cunha Melo e muitos outros.
“Esta é uma contribuição que visa proporcionar um panorama de importantes edificações existentes em Jaboatão dos Guararapes que são tombadas e, desta forma, estão protegidas por leis para serem preservados, conservados e utilizados. Entretanto, não são de conhecimento geral”, destaca a produtora cultural. A cartilha visa assim ajudar a tornar conhecidos diversos patrimônios da cidade, protegidos por leis federais, estaduais e municipais entre os quais estão a Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (tombada pelo Decreto Estadual n° 6239), que, segundo registros, tem sua construção referenciada em 1774, apesar de não se ter a data exata. O local e seu entorno representam um marco de fatos históricos memoráveis por ter sido construída por escravos que eram membros das irmandades do Rosário, que trabalhavam arduamente produzindo objetos para serem comercializados com renda revertida para sua obra na regional de Muribeca.
Apesar das restrições financeiras e de liberdade, os escravos construíam suas próprias igrejas, se possível, tão ricas e ornamentadas como as construídas pela elite branca. E a devoção era tanta que, na época, realizavam os cânticos todos os dias às 17h e às 19h, o terço e ainda aos sábados missas. Nos dias de hoje, sua condição de ruínas é um dos aspectos mais característicos e peculiares da localidade e, por isso, toda esta área representa muito não só para o município como para o Estado de Pernambuco. E, desta forma, poder se melhor conhecida através da Cartilha de Educação Patrimonial que está disponibilizada pela plataforma online Mirada Janela Cultural (www.miradajanela.com/2022/04/cartilha-de-educacao-patrimonial-dora.html) e ainda conferir uma aula dinâmica sobre os bens edificados tombados na cidade do Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, acessível em Canal do Youtube (youtu.be/9w-xrbs2AwM) com tradução em libras, que pode ainda ser transformada em uma atividade a ser vista e levada para salas de aula de qualquer localidade.