Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Caruaru inicia jornada multicultural com 19 polos nesta sexta-feira

A partir das 19h, o palco Pernambuco Meu País, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, iniciará a grade de atrações com o espetáculo que leva o mesmo nome que o evento

Cadu Fernandes

Cadu Fernandes

Dilsinho subirá ao palco do Festival Pernambuco Meu País a partir das 23h50

A primeira edição do Festival Pernambuco Meu País chega a Caruaru nesta sexta-feira (9), quando 19 polos tomarão conta do município, oferecendo, gratuitamente, diversas opções ao público, a exemplo de shows, brincadeiras, fóruns, circo, cinema e muito mais. O evento é gratuito e voltado para todas as idades.

A partir das 19h, o palco Pernambuco Meu País, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, iniciará a grade de atrações com o espetáculo que leva o mesmo nome que o evento. Às 20h30, Academia da Berlinda sobe ao palco, antecedendo Lenine, que tem show previsto para começar às 22h. O pagodeiro Dilsinho ficará responsável por fechar a noite, a partir das 23h50.

Também a partir das 19h, a Estação Ferroviária da cidade vira palco para três atrações que prometem agitar a galera: Thera Blue, Driko e Romero Ferro.

Pela manhã, a partir das 10h desta sexta-feira (9), o País das Conexões Visuais acontece no Pavilhão da Estação Ferroviária até às 20h. A grade de atrações se estende entre várias exposições. Confira abaixo.

No mesmo horário, a intervenção Bordados com Sacolas Plásticas por Raphaelle Brito inaugura o País das Conexões Criativas. O espaço terá ainda as exposições Sertão Sagrado por Maria Luisa Magalhães e Coleção Redes por Anderson George.

O cortejo com Bacamarteiros Flor de Lis 19, Bacamarteiros do Município de São João e Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José se concentra na Estação Ferroviária, às 14h. A movimentação terá ainda Grupo Cultural Indígena Fetxha, Dona Del do Coco e Ciranda e Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho.

Às 14h, há ainda o Fórum de Mercado em Arte e Cultura, na Estação Ferroviária; enquanto o teatro na Praça Giácomo Mastroianni terá, às 15h, Na Bagagem da Poesia.

O País do Cinema, na ETE Nelson Barbalho, contará com apresentações da Semas, às 15h; do Cine Olar, com Animação Latina, às 16h; e, por fim, MOV Circula, a partir das 17h30.

Às 15h, a Praça da Criança, oficialmente, se transforma em País das Brincadeiras. Lá, Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmin, Arte da Alegria Mestre Bel e Mamulengo Risos das Crianças divertem a criançada. Cada atração terá uma hora para se apresentar.

Às 16h, o País da Música segue o mesmo ritmo e também oferece shows gratuitos. Será na Igreja do Coração Eucarístico de Jesus, com apresentações de Duo Mônica e Jetro e Luís Felipe Oliveira. No Teatro Rui Limeira Rosal, o País das Artes Cênicas desta sexta-feira contará com Sopro D’águal, às 16h30. No mesmo horário, começa o espetáculo Na Onda Do Passo, da Cia de Frevo do Recife, na Praça Giácomo Mastroianni.

O Marco Zero de Caruaru, por sua vez, será contemplado com apresentações multiculturais às 15h, 16h e 18h, respectivamente, com Maracatu Carneiro da Serra, Maracatu Baque Virado Nação de Luanda e Boi Milagroso.

Outra opção infantil disponível é o País do Circo, onde a Lona Alakazam estará montada na Estação Ferroviária. Lá, terão sessões às 15h e 17h, respectivamente, por conta do Circo Itinerante Puma com o Espetáculo: Rastros da Alegria. Às 17h, a Praça da Criança terá todas as atenções voltadas para Luanda Ruanda, de Stephany Metódio

A atração circense se amplia até a Praça Giácomo Mastroianni, onde, às 17h30, o público vai conferir a Turma do Biribinha com o Espetáculo: ”APALHASSADAMUZIKADA”.

O País das Culturas Populares terá um cortejo que seguirá da Estação Ferroviária até o Pátio, com Nação Maracatu Porto Rico, Caboclinho Canindé de Goiana, Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, Boi Maracatu, Urso Vira Mundo e Os Bonecandos. Será às 18h.

E para quem curte teatro pelo período da noite, a pedida, a partir das 19h, é no Teatro Experimental de Arte, palco para Fábio Vital com o espetáculo Seu Bonfim.

Abaixo, confira a programação completa por cada polo desta sexta-feira (9):

Pernambuco Meu País – Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga

19h – Espetáculo Pernambuco Meu País

20h30 – Academia da Berlinda

22h – Lenine

23h50 – Dilsinho

País da Música – Estação Ferroviária

19h – Thera Blue

20h20 – Driko

21h40 – Romero Ferro

País da Música – Instrumental – Igreja do Coração Eucarístico de Jesus (Praça Dom Vital, 289, Divinópolis)

16h  – Duo Mônica e Jetro

20h – Luís Felipe Oliveira

País das Brincadeiras – Praça da Criança

15h – Mestre Calú e o Presépio Mamulengo Flor de Jasmin

16h -  Arte da Alegria Mestre Bel

17h – Mamulengo Risos das Crianças

País das Culturas Populares – Cortejo Bricantes Abertura – Estação Ferroviária até o Pátio

18h – Nação Maracatu Porto Rico, Caboclinho Canindé de Goiana, Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, Boi Maracatu, Urso Vira Mundo, Os Bonecandos

País das Culturas Populares – Cortejo Bricantes – Estação Ferroviária

14h – Bacamarteiros Flor de Lis 19

17h – Bacamarteiros do Município de São João

19h – Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José

País das Culturas Populares – Cortejo Bricantes – Marco Zero

15h – Maracatu Carneiro da Serra

16h – Maracatu Baque Virado Nação de Luanda

18h – Boi Milagroso

País das Culturas Populares – Estação Ferroviária

14h – Grupo Cultural Indígena Fetxha

15h – Dona Del do Coco e Ciranda

16h – Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho

País do Circo – Lona Alakazam – Estação Ferroviária
15h  e 17h- Circo Itinerante Puma com o Espetáculo: Rastros da Alegria – RASTROS DA ALEGRIA – CIRCO PUMA

País das Conexões Urbanas (Circo) – Praça Giácomo Mastroianni

17h30 – Turma do Biribinha com o Espetáculo: ”APALHASSADAMUZIKADA’

País das Conexões Visuais – Pavilhão da Estação Ferroviária

Sexta (9) a domingo (11), das 10h às 20h:

CARUARU NAS TRAMAS DA CULTURA – Amanda Lima; ENTRE ESPELHOS E ESPINHOS – Jessica Manuella Ferreira Teixeira; MINHA RAIZ ENCANTADA – Dalciane Gomes; Circulação da Exposição Luz Quilombola- Iezu Kaeru; Exposição Atotô: Um Processo de Cura- J.Lee Aguiar; Exposição “Caruaru e seus terreiros”- Hugo Weslley; Exposição Caruaru Sensível- Isabelly Ferraz; EXPOSIÇÃO QUEIJO COALHO; EXPOSIÇÃO TAVARES DA GAITA; CASA DOS ARTISTAS – MESTRE DILA & CORDEL; EXPOSIÇÃO CASA DO BOI TIRA TEIMA; EXPOSIÇÃO CASA DO PIFE ; EXPOSIÇÃO CASA DA CAPOEIRA.

País do Cinema – ETE Nelson Barbalho (Avenida Dom Bosco, 6961-A, Maurício de Nassau)

15h – SEMAS

16h – Cine Olar: Animação Latina (com debate)

17h30 – MOV Circula (com debate)

País das Conexões Criativas

10h – Intervenção Bordados com Sacolas Plásticas por Raphaelle Brito

10h – Exposição Sertão Sagrado por Maria Luisa Magalhães

10h – Exposição Coleção Redes por Anderson George

País das Artes Cênicas (Dança) – TEATRO RUI LIMEIRA ROSAL (SESC)

16h30 – Sopro D’águal, Gabi Holanda

País das Conexões Urbanas – Dança – Praça Giácomo Mastroianni

16h30 – Espetáculo Na Onda Do Passo, Cia de Frevo do Recife

País das Brincadeiras – Literatura – Praça da Criança

17h – Luanda Ruanda – Stephany Metódio

País das Conexões Urbanas – Teatro – Praça Giácomo Mastroianni

15h – Na Bagagem da Poesia

País das Artes Cênicas – Teatro – Teatro Experimental de Arte

19h – Fábio Vital com o espetáculo Seu Bonfim

Fóruns de Mercado em Arte e Cultura – Estação Ferroviária

14h – Fórum De Mercado Em Arte E Cultura – A Gastronomia Como Empreendimento Cultural, Com Robson Lustosa, Romildo Albuquerque E Vania Ila

< voltar para PE Meu País