Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Casa da Cultura em Movimento: Do Litoral ao Sertão promove encontros culturais em todo o Estado

Nesta sexta-feira (21), projeto lança mais uma edição com apresentação de representantes dos ciclos carnavalesco, junino e natalino

Ronny Colors/SecultPE/Fundarpe

Ronny Colors/SecultPE/Fundarpe

Dona Del do Coco

Valorizar e difundir a rica diversidade cultural de Pernambuco realizando apresentações culturais e vivências criativas até o coração do Sertão. É com essa proposta que o projeto Casa da Cultura em Movimento: Do Litoral ao Sertão lança mais uma edição, nesta sexta-feira (21), a partir das 14h, na Casa da Cultura Luiz Gonzaga (Cais da Detenção, s/nº, bairro Santo Antônio, Recife).

Para alcançar um público mais amplo, o projeto leva seis grupos culturais que representam os ciclos carnavalesco, junino e natalino para cidades do Agreste e Sertão. No Recife, as apresentações acontecem com o encontro de três grupos culturais da Região Metropolitana: Boi Pintado (carnavalesco), Dona Del do Coco (junino) e a Ciranda Sant’Anna (natalino).

Em Caruaru, no dia 21 de março, acontece a apresentação com grupos do ciclo carnavalesco na sede do Boi Tira-Teima, daquele município. As apresentações acontecem ainda em Lagoa de Itaenga, onde se apresentam grupos do ciclo natalino, Ciranda San’Anna e Grupo Cultural Caboclo; e, em Arcoverde, os grupos do ciclo junino Dona Del do Coco e Coco Trupé encerram a turnê.

Nesta sexta, além da apresentação, a programação conta com vivências criativas e rodas de conversa entre os grupos. As ações proporcionam uma rica troca de saberes e experiências entre grupos de diferentes regiões do Estado celebrando e reforçando as tradições da cultura popular pernambucana.

Com expectativa de público de até 400 pessoas, o projeto também garante a acessibilidade disponibilizando todo o conteúdo no canal do projeto no YouTube com intérprete de libras. A iniciativa visa não apenas o reconhecimento das manifestações culturais, mas também o estímulo à preservação e à difusão desses saberes para as futuras gerações.

< voltar para Espaços culturais