Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Celebração da Consciência Negra em Ipojuca chega à 4ª edição

Com incentivo do Funcultura, evento conta com a participação especial de Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco

Divulgação

Divulgação

Capoeira é uma das atrações da 4ª Celebração da Consciência Negra de Ipojuca

A 4ª edição da Celebração da Consciência Negra de Ipojuca acontece nos dias 19 e 20 de novembro, em Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, com apresentações musicais, danças, capoeira, cinema e cerimônia em homenagem a Zumbi dos Palmares. A realização é da RFG Produções Culturais com produção executiva do Centro Cultural Farol da Vila e incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Governo do Estado.
Este ano o projeto conta com uma programação diversificada que contempla várias atividades culturais e populares pernambucanas, como música, dança e cinema, no município que traz em sua história traços indeléveis da ancestralidade africana.
No domingo (19), a festa acontece a partir das 18h, na Rua Beijupirá, em frente à feirinha de artesanato do Espaço Cultural Artur Maroja. Na programação os moradores e turistas da famosa Praia de Porto de Galinhas assistem ao Cocada Cineclube e curtem as apresentações dos grupos locais de capoeira e maracatu, do Coletivo de Hip Hop Nostra Rua e da Orquestra de Frevo Rural Zezé Correa, de Aliança (PE).
Na segunda-feira (20) a celebração acontece em dois horários. Pela manhã, a partir das 9h30, no Iroko centenário da Praça do Baobá, no município de Nossa Senhora do Ó, com a participação de estudantes de quatro escolas públicas locais: Frei Otton, Armando Brito, Anibal Cardoso e Mário Júlio. Após a cerimônia em respeito ao 20 de Novembro e a Zumbi dos Palmares, com a participação de um historiador local e de povos de terreiros, há apresentações culturais com o grupo Mandinga de Capoeira e a Ciranda Porto de Galinhas.
E, a partir das 18h, após as apresentações locais dos grupos de capoeira e maracatu, a programação conta com a participação especial do Patrimônio Vivo de Pernambuco Mestre Galo Preto e show do grupo Mestres do Coco Pernambucano, que encerra a festividade.
A 4ª edição da Celebração da Consciência Negra em Ipojuca vem definitivamente se consolidando como o projeto cultural do município fortalecendo e potencializando sua raiz e vocação natural na realização de eventos populares e de matriz africana.
“Pensamos numa programação que atenda aos mais variados públicos, desde crianças e jovens até os adultos, evidenciando a importância da presença negra na localidade e valorizando grupos culturais que atuem nessa temática. Além deles, potencializamos e reverenciamos os ritmos urbanos contemporâneos como o hip hop, que tem uma forte presença no município e está completando 50 anos de existência”, enfatiza o idealizador e produtor executivo do projeto, Marcos Moraes.
O projeto tem ainda parceria com a Prefeitura Municipal de Ipojuca, Secretaria Especial Municipal de Cultura e da Associação dos Artesãos e Empreendedores do Espaço Cultural Artur Maroja de Porto de Galinhas.

< voltar para Cultura popular e artesanato