Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cena Nordeste Festival promove tarde repleta de sabores em Olinda

A culinária nordestina foi representada pelos chefs Charles Assis (Koletivo Gastrô), Lúcia Soares e Vânia Elihimas durante a intervenção gastronômica gratuita promovida pelo Pernambuco Bom de Mesa.

A tarde deste sábado (31), foi temperada pelos ingredientes das aulas-show gratuitas que fizeram parte da programação do Cena Nordeste Festival, realizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, durante este final de semana. A culinária nordestina foi representada pelos chefs Charles Assis (Koletivo Gastrô), Lúcia Soares e Vânia Elihimas durante a intervenção gastronômica promovida pelo Pernambuco Bom de Mesa.

Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

Chef Charles de Assis – Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

O chef consultor Charles de Assis, que também é personal food stylist e sócio do Koletivo Gastrô, trouxe a tradicional Moqueca para abrir a saborosa tarde. Formado pelo Senac PE, Assis passeia pelas mais diversas cozinhas, mas tem uma paixão declarada por frutos do mar e comida boa, cheia de detalhes e afeto. “Esse é um prato que eu venho fazendo já há algum tempo, é um prato muito versátil. A gente consegue mudar o peixe pelo camarão ou fazer um caldinho de moqueca. Por isso, eu trouxe o passo a passo desse prato maravilhoso”, explicou.

Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

Lúcia Soares – Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

Depois foi a vez de Lúcia Soares, alagoana residente em Pernambuco há mais de 30 anos, trazer todo o seu carisma para a aula-show. Entoando a canção “Olinda quero cantar” de Alceu Valença, a chef trouxe o prato Bacalhau Arretado para quem estava passando pelo Mercado Eufrásio Barbosa, prato criado exclusivamente para o festival. “Confesso que eu trouxe sem provar a mistura da carne de sol com o bacalhau, apenas confiei na minha intuição”, confessou. Lúcia também disse que “eventos como esse deveriam acontecer todos os meses”.

Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Felipe Bessa/Secult-PE/Fundarpe

Para finalizar a tarde, Vânia Elihimas ensinou a todos como se deve fazer uma deliciosa massa base para biscoitos. Fonoaudióloga de formação, Vânia se encontrou na confeitaria. Hoje, é uma das integrantes da Associação da Confeitaria Pernambucana (Assucar). De acordo com a chef, a receita dá certo com qualquer sabor, por isso, é ótima para ser comercializada. “Quando a gente vem fazer uma aula dessa, o intuito também é ajudar. Por isso, pensei em um produto fácil e barato que uma confeiteira profissional ou uma pessoal que está começando agora consiga fazer sem problema”, disse.

O FESTIVAL – O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão e Piauí.

Em Pernambuco, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Agência de Empreendimento de Pernambuco (Age), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). Além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoa e da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte.

Depois da parada em Pernambuco, o Cena Nordeste Festival segue  para Rio Grande do Norte (21 e 22 de setembro), Sergipe (11 e 12 de outubro), Ceará (16 e 17 de novembro) e Bahia (7 e 8 de dezembro).

SERVIÇO:

Cena Nordeste Festival

Onde: Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, S/N – Varadouro, Olinda.

Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 22h.

Entrada gratuita

< voltar para Secretaria de Cultura