Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cena Nordeste leva a sensível arte multifacetada de Agda para etapa potiguar

Cantora mostra em Natal (RN) seu trabalho autoral que mistura música, poesia e artes visuais

Divulgação

Divulgação

A cantora pernambucana Agda

A cantora pernambucana Agda é uma das atrações do Cena Nordeste, que acontece nestes sábado (21) e domingo (22), em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O festival itinerante, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste, reúne os nove Estados da região com diversas expressões artísticas. Com acesso gratuito, o evento ocorre no Complexo Cultural Rampa (Rua Coronel Flamínio, nº 1, bairro Santos Reis), às margens do Rio Potengi.

Agda cresceu em um ambiente onde a arte e a costura se entrelaçam. Filha, neta e bisneta de costureiras por parte materna e de poetas por parte paterna, desde criança Agda compunha canções de ninar para seu irmão Raimon. Essas experiências sonoras iniciais a levaram a explorar diversas formas de manifestação artística refletindo a geografia e a vida do Agreste.

Sendo Agda uma das grandes representantes do atual cenário musical da música pernambucana, lançou, em 2022, seu primeiro álbum, homônimo, com direção musical de Juliano Holanda, renomado nome da Zona da Mata Norte. O disco é um retrato sonoro que narra vivências e universos do Agreste desenhando uma rica fusão de musicalidade e poesia.

O álbum Agda é dividido em quatro tempos: Apontar, Us Doidus, Ter Sidos e Poeira, cada um contendo quatro canções. Apontar: este tempo guia o ouvinte por uma jornada musical que passa pela feira, pelo Rio Capibaribe e o pelo Agreste; Us Doidus: evoca o sentimento de cortejo e o desmanche do Carnaval. Ter Sidos: apresenta narrativas encantadoras sobre ruas, lavadeiras e horizontes de pano; Poeira: retrata a terra solta e quente do Agreste marcando o fim da cartografia sonora.

O disco é uma mistura de folk cigano com violas acompanhadas por falas polifônicas e sons singelos unidos à poesia singular de Agda. A artista também assina direção de arte, fotografias e desenhos do encarte tornando o projeto uma expressão multifacetada de sua sensibilidade artística.

< voltar para Música