Cena Nordeste realiza imersão por equipamentos culturais de Olinda em seu primeiro dia
Postado em: Secretaria de Cultura
Em várias esquinas do subir e descer ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, os espaços que respiram cultura são muitos. E respirar junto essa cultura foi o mote da ação Imersão em Territórios Culturais, dentro da programação da Etapa Pernambuco do Cena Nordeste. A iniciativa reuniu o público no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, partindo pela pelas ruas da Marim dos Caetés, imergindo em sua história e memória.
A primeira parada foi no Museu Regional de Olinda (Mureo), equipamento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O espaço cultural, que um dia foi uma casa episcopal, carregando em suas salas pedaços da história da cidade e do país, dos aspectos do cotidiano aos religiosos e políticos. Porcelanas, mobiliários, quadros e documentos dos séculos 17, 18 e 19 foram apresentados, contando um pouquinho do dia a dia da Olinda dos tempos de colônia e império.
Pouco depois, a caravana ouviu o som do frevo e seguiu para a sede do Cariri Olindense, troça centenária que é um dos patrimônios vivos do estado. Por lá, conheceram a história do bloco, fundado em 1921, assim como sua importância para a festa de Momo, a qual abre na madrugada do sábado para o domingo de carnaval. Por lá, também tiveram uma aula de frevo, colocando as sombrinhas na mão e os passos nos pés.
A última parada foi no retorno ao Centro Cultural Eufrásio Barbosa, que abriga o Museu do Mamulengo. A visita guiada passou pelas origens do tradicional brinquedo, seus principais mestres, personagens, histórias e tradições. A Imersão Territórios Culturais continua neste domingo (1º), a partir das 14h30, para mais uma caravana de história e cultura.

