Centro de Arte Ygrec-ENSAPC apresenta a exposição “Imburaninha”
Produzida pelos artistas Edson Barrus Atikum e yann Beauvais, com incetivo do Funcultura, mostra terá abertura neste sábado (17), às 17h. A entrada é gratuita
Postado em: Funcultura
“Imburaninha” é uma exposição concebida e desenvolvida pelo artista brasileiro Edson Barrus Atikum e pelo francês Yann Beauvais, no Recife, em torno de um projeto ecológico dedicado à proteção de uma variedade de árvores brasileiras: a imburana ou Commiphora leptophloeos. Concebido como um espaço imersivo no qual sons, imagens, cheiros e texturas se misturam, a mostra conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.
A exposição reúne vídeos, filmes, ambiente sonoro e esculturas. Iniciado em 2016, este projeto se concentra nas múltiplas propriedades e usos da árvore Imburana, que está atualmente à beira da extinção devido a sua superexploração local.
Um tronco de Imburana do Brasil sem barreiras ocupará o espaço de exposição; um alambique será ativado durante as reuniões. Uma mesa de trabalho com ferramentas permitirá aos visitantes, acompanhados por um mediador, trabalhar com esta madeira, extremamente maleável e também muito perfumada, para produzir pequenos objetos. Uma grande prateleira vazia será construída para acomodar a produção do público durante toda a exposição.
‘imburaninha’ conta com obras de Edson Barrus e Yann Beauvais; realização da Ygrec-ENSAPC & Experimento Produções, curadoria de Guillaume Breton e produção executiva de Rose Lima. Além do incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura, conta com apoio Prefeitura de Petrolina, Prefeitura de Carnaubeira de Penha e Prefeitura de Aubervilliers.
Serviço:
Abertura da exposição Imburaninha
Sábado, 17 de setembro, das 17h às 21h
Visitação: 21 de setembro a 30 de outubro (quarta-feira a sábado, das 13h às 19h)
Centro de Arte Ygrec-ENSAPC (29 rue Henri Barbusse 93300 Aubervilliers)
Entrada Gratuita

