Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

CEPC-PE promove Seminário de Formação e Planejamento, em Garanhuns

O encontro, voltado aos membros do CEPC-PE, está agendado para acontecer neste sábado (28) e domingo (29), na Casa da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

O Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE) promove neste sábado (28) e domingo (29), em Garanhuns, o Seminário de Formação e Planejamento do CEPC-PE. O encontro acontecerá na Casa da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE (Rua Padre Agobar Valença, 145 – Heliópolis – Garanhuns/PE) e contará com a participação de representantes do poder público estadual e da sociedade civil para planejar e organizar ações do CEPC-PE nos próximos meses. A atividade é um evento interno, voltado aos membros do CEPC-PE.

“Será um momento de troca e de bastante diálogo. Além de ouvir os representantes da sociedade civil, queremos, enquanto gestão pública, discutir e planejar políticas, programas, projetos que estimulem e fortaleçam o campo da cultura no Estado”, diz o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto, que comandará a mesa de abertura no sábado (28), a partir das 8h30, ao lado de Jocimar Gonçalves (presidente do CEPC-PE), Júnior Afro (vice-presidente da Fundarpe), Sandra Albino (secretária Municipal de Cultura de Garanhuns) e Airon Aparecido Silva de Melo (reitor pro tempore da UFAPE). A mediação ficará por conta da conselheira Gabriela Apolônio, que representa o segmento de Música no CEPC-PE.

PROGRAMAÇÃO - No primeiro dia, às 9h, está marcado um diálogo sobre “O Sistema Nacional de Cultura e o papel dos estados e conselhos em sua implementação“, com a participação de José Roberto Peixe (ex-secretário de Cultura do Recife). Às 10h, é a vez da presidente do Conselho Estadual de Cultura do Acre (ConCultura/AC), Flávia Burlamaqui, comandar uma mesa sobre “Estrutura e Manutenção do Conselho com recursos da Secretaria de Cultura”. Ambas as atividades contarão com mediação da conselheira Márcia Xavier (professora do curso de Letras da UAGH-UFRPE e representante do CEPC-PE na Comissão Deliberativa do Funcultura).

Na parte da tarde, estão agendados três diálogos: às 14h, “Os recursos da Lei Aldir Blanc e o Conselho de Política Cultural”, comandado por Poliana Sepulveda (representante do Conselho Estadual de Cultura do Piauí – CEC-PI); às 15h30, “O Papel político dos Conselhos”, com participação de Lívia Aguiar (artesã, ex-conselheira do CEPC-PE e especialista em Controle Social), e “As Comissões Setoriais como articulação da base cultural no Estado”, facilitado pela conselheira Gabriela Apolônio (educadora Musical, produtora cultural, professora da rede básica de ensino público). Às 17h, a gerente de Planejamento da Secult-PE, Eduarda Lippo, comandará a palestra “Planejamento Estratégico, como instrumento de organização do CEPC-PE”, que terá continuidade no domingo (29), em dois momentos: às 8h e às 15h.

ATIVIDADE CULTURAL - No sábado (28), às 20h, haverá um show do músico garanhuense Alexandre Revoredo e Banda. E, no domingo (29), às 14h, acontecerá a apresentação do Samba de Coco Raízes de Tupanatinga.

CEPC/PE - O Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco é um órgão colegiado, propositivo, consultivo e deliberativo, instituído pela Lei nº 15.429, de 22 de dezembro 2014 e regulamentado pelo Decreto nº 41.777, de 27 de maio de 2015, com jurisdição em todo o território pernambucano. Vinculado à Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), o CEPC/PE tem por finalidade proporcionar a participação democrática da sociedade no desenvolvimento de políticas, programas, projetos e ações conjuntas no campo da cultura, por meio da gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a sociedade civil, em conformidade com os princípios e as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

O Colegiado do CEPC-PE é composto, de forma paritária, por 40 (quarenta) membros titulares e igual número de suplentes, designados por ato do Governador do Estado, distribuídos da seguinte forma: 1- 20 conselheiros representantes da sociedade civil, na forma de titulares e respectivos suplentes, eleitos pelos seguintes segmentos, em fóruns específicos; 2- 20 representantes do Poder Público, na forma de titulares e respectivos suplentes, designados por órgãos estaduais e municipais.

:: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO DO CEPC-PE ::
Casa da UFAPE (Rua Padre Agobar Valença, 145 – Heliópolis – Garanhuns/PE)

28 DE MAIO (SÁBADO)

8h – Mesa de abertura: Oscar Barreto (secretário de Cultura de Pernambuco), Jocimar Gonçalves (presidente do CEPC-PE), Júnior Afro (vice-presidente da Fundarpe), Sandra Albino (secretária Municipal de Cultura de Garanhuns) e Airon Aparecido Silva de Melo (reitor pro tempore da UFAPE). Mediação de Gabriela Apolônio (representante de Música no CEPC-PE).

9h – Diálogo sobre “O Sistema Nacional de Cultura e o papel dos estados e conselhos em sua implementação”, com a participação de José Roberto Peixe (ex-secretário de Cultura do Recife). Mediação de Márcia Xavier (professora do curso de Letras da UAGH-UFRPE e representante do CEPC-PE na Comissão Deliberativa do Funcultura)

10h – “Estrutura e Manutenção do Conselho com recursos da Secretaria de Cultura”, com a participação de Flávia Burlamaqui (presidente do Conselho Estadual de Cultura do Acre – ConCultura/AC). Mediação de Márcia Xavier (professora do curso de Letras da UAGH-UFRPE e representante do CEPC-PE na Comissão Deliberativa do Funcultura)

12h – Almoço

14h – “Os recursos da Lei Aldir Blanc e o Conselho de Política Cultural”, com a participação de Poliana Sepulveda (representante do Conselho Estadual de Cultura do Piauí – CEC-PI);

15h30 – “O Papel político dos Conselhos”, com participação de Lívia Aguiar (artesã, ex-conselheira do CEPC-PE e especialista em Controle Social), e “As Comissões Setoriais como articulação da base cultural no Estado”, facilitado pela conselheira Gabriela Apolônio (educadora Musical, produtora cultural, professora da rede básica de ensino público).

17h – “Planejamento Estratégico, como instrumento de organização do CEPC”, com a participação de Eduarda Lippo (gerente de Planejamento da Secult-PE)

20h – Show de Alexandre Revoredo e Banda

29 DE MAIO (DOMINGO)

8h – “Planejamento Estratégico, como instrumento de organização do CEPC”, com a participação de Eduarda Lippo (gerente de Planejamento da Secult-PE)

12h – Almoço

14h – Apresentação do Samba de Coco Raízes de Tupanatinga

15h – “Planejamento Estratégico, como instrumento de organização do CEPC”, com a participação de Eduarda Lippo (gerente de Planejamento da Secult-PE)

18h – Encerramento

< voltar para CEPC/PE