Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

CEPC-PE promove seminário sobre os editais do Funcultura

O Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE) realiza, entre os dias 24 e 30 de janeiro, o 2º Seminário Funcultura. De modo virtual, o evento visa apresentar propostas de melhorias aos editais Geral, Música, Audiovisual e Microprojeto Cultural. As proposições serão encaminhadas à deliberação do CEPC-PE e, posteriormente, à apreciação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), órgão estadual responsável pelo gerenciamento do Funcultura.

O Funcultura, que completa 20 anos de existência em 2022, é o principal mecanismo de fomento à cultura em Pernambuco, tendo direcionado, ao longo de duas décadas, aproximadamente R$ 330 milhões à execução de projetos culturais no Estado. Instituído pela Lei 12.310, de 19 de dezembro de 2002, o fundo conta atualmente com quatro editais (Geral, da Música, Audiovisual e Microprojetos) que abarcam toda a extensão e formas de atuação cultural em todas as regiões pernambucanas, contemplando aproximadamente quatrocentos projetos por ano com recursos públicos, oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

ATIVIDADES
Dividido em 7 dias e 20 atividades, o 2º Seminário Funcultura será realizado integralmente de maneira virtual. As mesas, palestras e os Grupos de Trabalho (GTs) serão realizadas em salas do Google Meet. As discussões serão gravadas e, posteriormente, ficarão disponíveis no canal do CEPC-PE no Youtube.

A programação está dividida em três etapas. Na primeira, estão previstas três mesas e uma palestra com a presença de representantes do CEPC-PE, da ALEPE, da Comissão Deliberativa do Funcultura, ex-Conselheiros do CEPC-PE e outros representantes da sociedade civil. Na segunda etapa, haverá o encontro de 16 GT’s, que contemplarão todas as áreas/linguagens envolvidas nos editais, além dos pilares Regionalização, Acessibilidade e Políticas afirmativas, de inclusão e de gênero. Dos GTs sairão as propostas de atualização dos quatro editais, que serão discutidas e aprovadas na terceira etapa, uma Assembleia Geral. Após a realização assembleia, as propostas serão deliberadas pelo CEPC-PE e encaminhadas à Fundarpe. Confira aqui a programação completa.

A organização do seminário é uma atividade do CEPC-PE, por meio da Comissão de Política Sociocultural e Monitoramento de Editais do CEPC-PE, composta por Alexandre Melo, Cleonice Maria, Djaelton Quirino, Gabi Apolônio (coordenadora), Fátima Pontes e Jocimar Gonçalves (presidente do CEPC-PE), Luciana Azevedo, Márcia Félix, Raquel Almeida e Wagner Staden.

PARTICIPAÇÃO
As inscrições para o 2º Seminário Funcultura acontecerão entre os dias 18 e 22 de janeiro. Há dois tipos de formulários: um destinado ao acesso às mesas, palestra e Assembleia Geral, disponível aqui; e um voltado ao cadastramento dos Grupos de Trabalho, que liberará a entrada às salas dos GTs, disponível aqui.

O preenchimento dos dois tipos de formulários é fundamental para quem deseja participar das três etapas da programação. Não há limite para a quantidade de cadastros por pessoa em GTs, o que possibilita a atuação em vários GTs.

Siga o CEPC-PE nas redes sociais:
www.instagram.com/cepc.pe
facebook.com/conselhodepoliticaculturalpe

< voltar para CEPC/PE