Cinco espetáculos marcam agenda do País das Artes Cênicas neste domingo
Passagem do Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira chega ao seu terceiro e último dia
Postado em: PE Meu País
O País das Artes Cênicas contou com o reforço de cinco apresentações distribuídas ao longo deste domingo (4), terceiro e último dia da passagem do Festival Pernambuco Meu País na cidade de Pesqueira, no Agreste.
“Corpo Atento – Subjetivação do Gesto Popular”, “Corpos e Sonoridades”, “Os Títeres de Porrete: tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha”, “Chão de Lula: uma homenagem à memória de Lula Calixto” e “Pa(Ideia) – Pedagogia da Libertação” foram os títulos culturais apresentados ao público.
A tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha, encenada na Escola de Referência em Ensino Médio Cristo Rei pela tarde, foi interpretada pelo Grupo Titiritando, que conta com aproximadamente 20 estudantes. Quem apresentou a iniciativa foi a diretora da peça e professora do departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Izabel Concessa.
“Eu sou professora no curso de licenciatura em teatro, e a cada turma eu faço um projeto de montagem e trabalhos práticos com os gêneros de formas animadas”, explicou de início, antes de se aprofundar no gênero da tragicomédia.
“Tem elementos da comédia, que a gente ri e faz rir, e tem também os lances trágicos e dramáticos. Esse gênero mistura os dois e fica muito divertido. Esse é um espetáculo pedagógico, onde muitos alunos fazem atividade de extensão e ampliam seus conhecimentos”, complementou.
A educadora colocou ainda o evento como um responsável pela disseminação da cultura, tanto por parte de quem faz quanto da plateia. E os frutos a longo prazo já podem ser percebidos, seja com apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na universidade, ou na inserção do mercado de trabalho.
“O Festival Pernambuco Meu País faz circular as produções. O artista tem oportunidade e o público também, além de ser muito importante para a dinâmica cultural e a cadeira produtiva. Um grupo vai fazer o seu TCC sobre essa experiência do espetáculo e isso se torna um incentivo muito grande. Inclusive, outros já estão trabalhando com contações de histórias em festas infantis aos fins de semana. Para mim, enquanto professora, é uma alegria muito grande acompanhar tudo isso”, exemplificou.
De acordo com a professora, o mesmo espetáculo já foi aplaudido nas cidades do Recife, Surubim e Buíque, além de Pesqueira.
