Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cine Marim movimenta o final de semana em Olinda

Realizado com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o festival promove exibições, masterclasses, mostra acessível e oficinas de audiovisual

Entre os dias 4 e 11 de junho, a cidade de Olinda sedia a programação do Cine Marim – Festival de Cinema de Olinda. O evento, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, surge como uma janela para a difusão de filmes pernambucanos com atividades que acontecerão no Sítio Histórico (Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa) e no quilombo urbano do Portão do Gelo (Centro Cultura Grupo Bongar – Nação Xambá).

Idealizado pelo cineasta Adalberto Oliveira, o Cine Marim contará com quatro mostras, competitivas e não competitivas. A Mostra O Tempo de Agora, com curadoria de Lia Letícia, reúne produções que giram em torno da tradição e insurreições das culturas afrobrasileiras sob várias perspectivas. A Mostra Acessível, com curadoria de Amanda Ramos, será composta por filmes que possuem legenda para pessoas surdas e ensurdecidas, interpretação de libras e audiodescrição para as Pessoas com Deficiência; a Mostra Olinda, com curadoria de Adalberto Oliveira e Caio Sales, terá como temática principal a própria cidade; e a Mostra Farol, também com curadoria de Amanda Ramos, exibirá filmes do estado de Pernambuco onde, através de do júri formado por Cynthia Falcão, Daniel Bandeira e Mia Aragão, premiará os destaques técnicos e artísticos das produções selecionadas.

O Cine Marim também vai contar com as masterclasses de Liliana Tavares sobre audiovisual e acessibilidade, de Marcelo Ikeda sobre cinema independente e de Juliana Lima, que abordará a temática das narrativas negras no cinema documental. As atividades não necessitam de inscrição prévia e serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do festival.

Já as oficinas acontecem após a etapa de exibições, a partir do dia 14 de junho. No formato online, para o público acima dos 15 anos de idade, será oferecida a oficina “Documentando”, ministrada por Marlom Meirelles e, no presencial, a “Oficina rápida de cinema ligeiro”, voltada para adolescentes de 13 a 15 anos, que acontecerá no Centro Cultural Grupo Bongar – Nação Xambá, conduzida por Eva Jofilsan. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível do perfil do festival no Instagram: @cine_marim.

Como parte da programação paralela, o Cine Marim promove, nesta sexta-feira (2), o evento “Cinema ao ar livre”, uma ação cultural em defesa dos cinemas de rua de Pernambuco, que busca unir forças aos movimentos da sociedade civil e poder público para reabertura do Cine Olinda, equipamento histórico que segue fechado há mais de 40 anos.

Todas as atividades do festival são gratuitas e os ingressos para as mostras presenciais serão distribuídos 1h antes de cada sessão.

< voltar para Funcultura