CineDDDança ganha a tela do São Luiz nesta segunda (25)
O encontro une linguagens e abre alas para a última semana do DDDança, que culmina no Encontro Nacional da Dança nos dias 27, 28 e 29 de abril
Postado em: Artes Cênicas | Audiovisual
Como uma forma de estreitar os laços entre artistas do cinema e da dança e unir forças de resistência artística e cultural no Recife, o DDDança promove o CineDDDança, evento que ocorre na próxima segunda-feira (25), às 19h, no Cinema São Luiz. A mostra, que conta com curta-metragens de gêneros variados que dialogam com a dança, tem a curadoria do cineasta Filipe Marcena. São filmes que desafiam categorização e que apresentam olhares diversos sobre o corpo que dança. Logo após a sessão, acontece um debate com alguns dos realizadores dos curtas apresentados.
Também na segunda-feira, dentro da programação do DDDança, haverá oficina de dança e performances no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. A entrada é gratuita para todos os eventos.
Entre os curtas que serão apresentados no CineDDDança, estão Xirê (2013, PE, 16min), de Marcelo Pinheiro, que acompanha a trajetória de um homem em preparação espiritual no candomblé para o desfile do seu afoxé no carnaval; Faz que vai (2015, PE, 12min), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, que retrata quatro bailarinos em seus modos de articular uma forma de tradição popular com questões sócio-econômicas e de gênero; e Fora do chão / Off ground (2013, Holanda, 12min) de Boudewijn Koole, uma videodança sobre um garoto e sua mãe doente. O filme explora a transição de um estado de consciência para outro. “Foram selecionados filmes representativos da produção de videodança, ficção e documentário nos últimos anos, formando um conjunto diverso de obras que pretende desafiar categorizações e provocar o espectador a refletir sobre diálogos possíveis entre a câmera e o corpo em movimento”, detalha o curador Filipe Marcena. A mostra inclui três filmes pernambucanos, outros três de outros lugares do Brasil e dois filmes holandeses.
Já a oficina de dança Dentro/fora: os relevos do corpo feminino, que acontece das 14h às 16h na Sala de Dança do CAC , busca contextualizar o corpo feminino em seus aspectos biológicos e sociais, com a finalidade de encontrar respostas para a pergunta “o que é ser mulher?”. Ministrada pelas bailarinas Eline Gomes, Gabriela Santana, Gabriela Holanda, Iara Sales, Liria Morays, Luciana Freire, a oficina está aberta para homens e mulheres com mais de 16 anos. A participação é gratuita.
Após a oficina, o mesmo grupo de dançarinas apresenta a performance Topografias do feminino, das 16h30 às 17h15, no Hall do Centro de Artes e Comunicação, onde o corpo feminino será abordado como território influenciado pela cultura, religião, ciência e violência. A participação também é gratuita.
Confira abaixo a programação completa do CineDDDança
Xirê (2013, PE, 16min), de Marcelo Pinheiro
Action painting Nº 1/Nº 2 (2014, SP, 7min), de Krefer + Turca
Sinopse: Sexo como um gesto criativo mútuo.
No seu giro, corpo leve (2014, BA, 5min), de Camila Camila, Letícia Ribeiro e Ohana Souza
Sinopse: Explorar os espaços urbanos da cidade de Cachoeira através da dança.
Viajantes noite adentro / Travellers into the night (2015, Holanda, 10min), de Ena Sendijarevic
Sinopse: Uma mulher trabalha a noite num posto de gasolina. Pessoas desconhecidas entram e saem em sua rotina, a deixando em sua própria bolha. Até que um dia, um estranho especial chega.
Mar invisível (2015, MA, 5min), de Anderson Leão
Sinopse: Inspirado nas poesias de Zila Mamede, o vídeodança se apropria das palavras, imagens e conjuntura poética nordestina para a contemporaneidade livre da obra.
Rebu (2012, PE, 4min), de Breno César e Marcelo Sena (Cia. Etc.)
Sinopse: Confusão, tumulto, rebuliço. Rebu é também uma cor de esmalte. Uma videodança que toma a parte pelo todo, o exagero pelo sutil. Uma mistura que faz do corpo um caleidoscópio do universo pop, ao avesso.
Faz que vai (2015, PE, 12min), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca
Fora do chão / Off ground (2013, Holanda, 12min), de Boudewijn Koole

