Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Coalho, um queijo pernambucano: exposição chega a Caruaru; veja detalhes

A mostra quer convidar o público a mergulhar no universo do queijo de coalho para além de sua importância como alimento ritualmente cotidiano

Divulgação

Divulgação

Exposição temática acontecerá na cidade e Caruaru

Tema da primeira edição da Fenearte – Sabores do Patrimônio de Pernambuco, com uma exposição que ocupou o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa por cerca de um mês, o queijo de coalho e suas histórias chegam, agora, em forma de uma mostra multimídia a Caruaru.

Nesta sexta feira (9), a partir das 11h, dentro da programação do Fórum de Gastronomia promovido pela FUNDARPE com apoio da Agência de desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE), entra em cartaz a exposição Coalho – Um queijo de Pernambuco. Às 16:30h, o evento conta com uma oficina para crianças sobre a produção caseira de queijo com a historiadora e especialista Joana Dark Souza.

A mostra quer convidar o público a mergulhar no universo do queijo de coalho para além de sua importância como alimento ritualmente cotidiano.

A chegada do gado, ainda no século 16, abriu caminhos entre o litoral e o sertão, mudou radicalmente o panorama alimentar nesta margem do Oceano atlântico e, para além de corpos, passou a nutrir também identidades. Nesta exposição sob curadoria de Bruno Albertim e Lúcio Omena, o queijo de coalho se apresenta em suas dimensões materiais e simbólicas.

O objeto, já dizia Lévi-Strauss, mais que sua utilidade, tem por função guardar a memória de seu tempo: prensas e formas rudimentares, utensílios contemporâneos, imagens de arquivo e do tempo corrente; além de peças importantes do artesanato e da arte popular mostram como, além da mesa, o queijo de coalho e sua cultura leiteira têm morada no imaginário pernambucano.

A chamada região da bacia leiteira de Pernambuco produz cerca de dois milhões de litros de leite por dia, base do trabalho de 60 mil famílias envolvidas na produção do queijo de coalho. Desde 2000, há uma constante articulação entre atores de importantes setores para o reconhecimento de um selo de Indicação Geográfica para o queijo de coalho do Agreste de Pernambuco. Um queijo com características únicas, intransferíveis.

< voltar para PE Meu País