Coletiva de imprensa do FIG celebrou a cultura e as expressões populares de Pernambuco
Este ano o FIG tem como tema “A cultura reina”, em alusão ao folguedo do Reisado, homenageando Mestre Gonzaga de Garanhuns e o empresário Cyro Ferreira Costa
Postado em: Festival de Inverno
Felipe Souto Maior - SecultPE/Fundarpe

Leo Salazar, Renata Borba e Silvério Pessoa na coletiva do FIG 2023
Foi um clima de celebração da cultura e valorização das expressões populares de Pernambuco que aconteceu na tarde desta segunda-feira (10) a coletiva de imprensa da 31º do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece do dia 21 a 30 de julho. O secretário de Cultura do Estado, Silvério Pessoa; a presidente da Fundarpe, Renata Borba; o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho; o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino; o líder do Governo de Pernambuco na Alepe, Izaías Régis; e o tenente-coronel Marcelo Santos, gestor de Grandes Eventos da Secretaria de Defesa Social do Estado, abriram o evento.
Este ano o FIG tem como tema “A cultura reina”, em alusão ao folguedo do Reisado, homenageando Mestre Gonzaga de Garanhuns e o empresário Cyro Ferreira Costa. Silvério Pessoa iniciou sua fala agradecendo a todas e todos que fazem o FIG acontecer, às equipes de produção que, coletivamente, vêm tocando a organização do festival.
“Neste 31º FIG eu quero destacar dois grandes eixos: a cultura do nosso povo, pulsante, viva, resistente e continuidade, e os artistas de Garanhuns que, nesta edição, ganham horários de destaque e conquistam todos os palcos”, ressaltou o secretário de Cultura.
Renata Borba ressaltou a força da coletividade na construção da programação e na valorização não apenas da música, como também da gastronomia, do teatro, cinema, circo e tantas outras linguagens artísticas, além das oficinas que tradicionalmente formam o FIG. “Valorizar os artistas da terra, os fazedores da cultura popular e estimular atividades formativas é compromisso da nossa gestão. É uma satisfação imensa poder hoje apresentar a programação deste FIG para vocês, que foi pensada e montada com tanto carinho e com esse olhar celebrativo para a cultura do nosso Estado”, afirmou a presidente da Fundarpe.
Movimentação turística – O FIG 2023 terá mais de 20 polos, com um investimento de cerca de R$ 11 milhões do Governo de Pernambuco. Os 10 dias do festival representam uma grande parcela do movimento turístico da cidade. A importância do FIG para a economia da cidade e para a rede hoteleira foi destacada pelo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.
A movimentação de turistas em Garanhuns durante o FIG também foi destacada pelo prefeito do município, Sivaldo Albino, e pelo deputado Izaías Régis. Ambos ressaltaram o orgulho que o evento traz aos moradores da cidade e da tradição de mais de 30 anos do festival.
Felipe Souto Maior - SecultPE/Fundarpe

Representantes do Governo do Estado de Pernambuco e da prefeitura de Garanhuns apresentaram a programação do FIG 2023
